O conceito de entropia, da Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. No entanto, fora das Ciências da Natureza, no que concerne ao tabagismo, percebe-se a configuração de um problema entrópico, em virtude do caos presente na questão. Dessa forma, observa-se que o fumo/tabaco reflete um cenário desafiador, seja em virtude pela busca por prazeres instantâneos, seja pelo consumismo exagerado.
A princípio, a busca por prazeres instantâneos caracteriza-se como um complexo dificultador. De acordo com o Hedonismo, filosofia grega, o prazer é o bem
supremo da vida humana. Nessa perspectiva, a busca por prazeres instantâneos é justificada como o sentido da vida moral. No
entanto, essa busca caracteriza-se como um agravador na questão
do tabagismo atuando fortemente em sua base. Assim, a falta
de um planejamento racional e menos imediatista impede que o
problema seja resolvido, podendo, inclusive, trazer consequências que agravam a situação.
Ademais, o conceito de “sociedade de consumo” se torna
bastante útil, pois é um termo utilizado para designar a socieda-
de que se caracteriza pelo consumo massivo, uma causa latente
na questão do tabaco. Platão contribui para a discussão ao de-
finir que o amor (Eros) era o desejo por aquilo que não se tem.
Nesse sentido, percebe-se uma analogia entre o amor platônico
e o consumo, gerando, então o consumismo, que tanto prejudica
o problema do tabagismo, dificultando sua resolução.
Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas.
Portanto, é preciso que o Ministério da Saúde, em parceria com o
Conselho Federal de Psicologia do Brasil, produzam campanhas que
alertem a população sobre as consequências do cigarro. Tais campanhas podem circular em mídias de grande acesso,
como televisão e internet, nas quais atores e atrizes conhecidos aler-
tem sobre como este vicio impede a resolução do tabagismo no brasil. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um
Brasil melhor, e menos fumante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada