Diante desse cenário, é imprescindível entender as causas de constantes ocorrências de bullying nas instituições de ensino, bem como saciar a necessidade de sentir-se superior em relações aos outros, muitas vezes por problemas psicológicos como baixa autoestima e inferioridade, consequentemente, intimidar, ameaçar, insultar ou agredir alguém traz ao agressor uma sensação de superioridade. Isso se comprova nos dados disponibilizados pelo IBGE no qual em ambientes escolares particulares, 21,2% dos entrevistados disseram praticar bullying, já nas escolas públicas 19,5%. Nesse contexto, ganha relevância a citação de Pierre Bourdieu, sobretudo quanto ao conceito de “Habitus” em que toda ação humana é influenciada por agentes externos, e o bullying afeta de fora para dentro, o que pode acabar em doenças psíquicas.
Outrossim, é necessário também analisar seus efeitos tendo em vista que o bullying pode levar a vários níveis de traumas, como doenças psíquicas no qual são causadas por ameaças psicológicas, e podem causar dificuldade em uma futura possibilidade de socialização. Podendo afetar no rendimento escolar, o que faz com que acabe gerando angústia, insegurança e pensamentos como falta de capacidade, por consequência, acabar levando as vítimas de tal ocorrência até mesmo ao suicídio.
Logo, cabe ao Ministério da Educação- órgão responsáveis pelos assuntos relacionados a educação no Brasil- juntamente com as escolas e faculdades promoverem campanhas e palestras a fim de conscientizar e orientar os estudantes com o intuído te diminuir drasticamente as intimidações e ameaças praticadas pelo bullying. Tendo como produto disto o aumento no rendimento escolar e na autoestima da grande parte dos alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.