Por Larinha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46269
“Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação”. Tal conceito se mostra análogo ao Brasil contemporâneo, visto que, situações similares ao conceito citado vem sendo cada vez mais recorrentes, no qual se comprova com o aumento da porcentagem de suicídio dos adolescentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir disso, torna-se nítida a necessidade de avaliar as causas e efeitos das práticas de bullying nas escolas nacionais.


Diante desse cenário, é imprescindível entender as causas de constantes ocorrências de bullying nas instituições de ensino, bem como saciar a necessidade de sentir-se superior em relações aos outros, muitas vezes por problemas psicológicos como baixa autoestima e inferioridade, consequentemente, intimidar, ameaçar, insultar ou agredir alguém traz ao agressor uma sensação de superioridade. Isso se comprova nos dados disponibilizados pelo IBGE no qual em ambientes escolares particulares, 21,2% dos entrevistados disseram praticar bullying, já nas escolas públicas 19,5%. Nesse contexto, ganha relevância a citação de Pierre Bourdieu, sobretudo quanto ao conceito de “Habitus” em que toda ação humana é influenciada por agentes externos, e o bullying afeta de fora para dentro, o que pode acabar em doenças psíquicas.


Outrossim, é necessário também analisar seus efeitos tendo em vista que o bullying pode levar a vários níveis de traumas, como doenças psíquicas no qual são causadas por ameaças psicológicas, e podem causar dificuldade em uma futura possibilidade de socialização. Podendo afetar no rendimento escolar, o que faz com que acabe gerando angústia, insegurança e pensamentos como falta de capacidade, por consequência, acabar levando as vítimas de tal ocorrência até mesmo ao suicídio.


Logo, cabe ao Ministério da Educação- órgão responsáveis pelos assuntos relacionados a educação no Brasil- juntamente com as escolas e faculdades promoverem campanhas e palestras a fim de conscientizar e orientar os estudantes com o intuído te diminuir drasticamente as intimidações e ameaças praticadas pelo bullying. Tendo como produto disto o aumento no rendimento escolar e na autoestima da grande parte dos alunos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46285
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

“Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação”. Tal conceito se mostra análogo ao Brasil contemporâneo, visto que, situações similares ao conceito citado vem sendo cada vez mais recorrentes, no qual se comprova com o aumento da porcentagem de suicídio dos adolescentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir disso, torna-se nítida a necessidade de avaliar as causas e efeitos das práticas de bullying nas escolas nacionais.( Quais são elas? Exclareça. Vejo sua contextualização, apresentação do tema, mas falta exclarecer a tese!)


Diante desse cenário, é imprescindível entender as causas de constantes ocorrências de bullying nas instituições de ensino, bem como saciar a necessidade de sentir-se superior em relações aos outros, muitas vezes por problemas psicológicos como baixa autoestima e inferioridade, consequentemente, intimidar, ameaçar, insultar ou agredir alguém traz ao agressor uma sensação de superioridade. Isso se comprova nos dados disponibilizados pelo IBGE no qual em ambientes escolares particulares, 21,2% dos entrevistados disseram praticar bullying, já nas escolas públicas 19,5%. Nesse contexto, ganha relevância a citação de Pierre Bourdieu, sobretudo quanto ao conceito de “Habitus” em que toda ação humana é influenciada por agentes externos, e o bullying afeta de fora para dentro, o que pode acabar em doenças psíquicas.( Nesse D1 só vejo seu repertório. Você apresentou dois, oque é desnecessário.É necessário haver a abordagem e a argumentação sobre o problema aqui. Seu tópico frasal está muito grande, ele deve ser o mais síntese possível. Faltou arrematar a tese!!)


Outrossim, é necessário também analisar seus efeitos tendo em vista que o bullying pode levar a vários níveis de traumas, como doenças psíquicas no qual são causadas por ameaças psicológicas, e podem causar dificuldade em uma futura possibilidade de socialização. ( Faltou o termo coesivo!)Podendo afetar no rendimento escolar, o que faz com que acabe gerando angústia, insegurança e pensamentos como falta de capacidade, por consequência, acabar levando as vítimas de tal ocorrência até mesmo ao suicídio.( Nesse d2 vejo sua argumentação, mas essa está rasa e superficial. Seu tópico frasal está grande demais, falta o repertório e a arrematação de tese)


Logo, ( Faltou arrematar a tese!)cabe ao Ministério da Educação(Agente)- órgão responsáveis pelos assuntos relacionados a educação no Brasil( Detalhamento)- juntamente com as escolas e faculdades promoverem campanhas e palestras ( Ação)a fim de conscientizar e orientar os estudantes com o intuído te diminuir drasticamente as intimidações e ameaças praticadas pelo bullying.( Finalidade)( Faltou o termo coesivo!) Tendo como produto disto o aumento no rendimento escolar e na autoestima da grande parte dos alunos.( Conclusão incompleta!! Faltou o Meio da proposta!)

Sua redação precisa de melhora. Estude argumentação, tópico frasal, tese, arrematação de tese e repertório e proposta de intervenção.

No mais , é só!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46288
600!
Espero ter ajudado!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46753
@Larinha, como a Glenda já corrigiu eu espero por seu próximo texto :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
86 Exibições
por daniella5
1 Respostas 
115 Exibições
por daniella5
2 Respostas 
134 Exibições
por daniella5
0 Respostas 
72 Exibições
por Mateus160199
0 Respostas 
84 Exibições
por mariaov
0 Respostas 
83 Exibições
por gabri947
A Prática de Bullying nas Escolas do Brasil
por Tau    - In: Outros temas
3 Respostas 
172 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
88 Exibições
por LuizRocha
A prática de bullying nas escolas do Brasil
por Pxvesq    - In: Outros temas
3 Respostas 
305 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
61 Exibições
por lu111
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM