Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que a partir de um perfil traçado por ferramentas virtuais, o indivíduo na rede pode, involuntariamente, ser classificado como um potencial consumidor, sendo assim alvo de diversos anúncios publicitários. Para tanto, são aplicados algoritmos que se utilizam da coletânea de informações acerca das ações do usuário no campo virtual, a fim de montar seu "perfil comportamental". A partir disso, os mesmos mecanismos estabelecem uma conexão entre utilizador e produto, selecionando mercadorias entendidas como relevantes, com o propósito de incitar uma possível compra. Por sua vez, os anunciantes investem em tal forma de divulgação, visando seu crescimento industrial por meio do uso de dados para facilitar seu acesso ao que será considerado seu "público alvo".
Em segundo lugar, é válido destacar que o uso da inteligência virtual para selecionar tópicos a serem apresentados mina a autonomia e as possibilidades de escolha. É primordial salientar que todas as informações passam primeiramente por uma densa filtragem, na qual são descartados milhares de conteúdos definidos como irrelevantes pelo sistema, para só então chegar às mãos do usuário. Consequentemente, é próprio afirmar que as escolhas realizadas no mundo da internet pelo cidadão que a utiliza está inevitavelmente condicionada ao que algoritmos determinam como importante. Como resultado, é gerada uma ilusória crença de liberdade, uma vez que todas as decisões dentro da web estão sujeitas à uma inteligência artificial.
Em conclusão, fica claro que o atual modus operandi dos sistemas reduz a atividade autônoma dos indivíduos que fazem uso das recentes tecnologias. Portanto, é imprescindível a atuação estatal no combate a tal problema, através da síntese de uma lei que coíba o uso desrespeitoso de dados individuais, a fim de garantir, também no meio digital, um direito primordial de todo cidadão: a liberdade em suas ações e escolhas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada