Em primeira análise, torna-se imprescindível entender as causas dos relatos de bullying nos ambientes escolares. Grande parte dos praticantes de bullying sofrem com problemas psicológicos e familiares, por consequência, intimidam outros indivíduos, a partir de agressões físicas e verbais, com o intuito de se sentirem superiores aos demais, de acordo com o estudo do site Guia Infantil, o que exerce bullying, o faz com a finalidade de impor o seu poder sobre o outro.
Diante desse cenário, as consequências das práticas de bullying nas escolas são em sua maioria devastadoras, podendo causar o aumento da taxa de suicídio no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim como, problemas psicológicos, tais como depressão e ansiedade, exclusão social de indivíduos em certos grupos sociais e problemas físicos graves, em decorrência de agressões por meio do uso da violência, esses fatores contribuem para uma piora no rendimento escolar dos alunos.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com as instituições de ensino orientar e alertar os estudantes sobre a prática do bullying nas escolas, por meio de campanhas e palestras educacionais, assim como oferecer ajuda psicológica para os praticantes de bullying e suas vítimas, investindo mais dinheiro nas estruturas escolares, é necessário também uma punição mais rigorosa para quem faz bullying, a fim de amenizar as causas e as consequências desse problema e melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.