Primeiramente, é importante salientar que a persistência do racismo na sociedade é derivada da falta de medidas governamentais eficientes. Assim,
segundo o filósofo Thomas Hobbe " O estado é responsável por garantir o bem-estar da população", entretanto isso não ocorre no Brasil. Diante da perspectiva de Hobbe, observamos que o Estado não cumpre o seu papel como promotor dos direitos desses indivíduos, visto que a população negra ocupa poucos cargos importantes e menos vagas nas universidades, em contrapartida podemos observar grande prevalência em cadeias e periferias, todos esses fatores corroboram para a criminalidade e a violência . Dessarte, o Estado deve intervir a fim de diminuir as desigualdades existentes.
Outrossim, o individualismo e o egoísmo é outro ponto relevante nessa temática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, descreve a sociedade como massivamente egoísta. Diante de políticas públicas que inserem o negro na sociedade, os exemplos são, as cotas nas universidades, elas são vistas pela a sociedade como "facilitador", muitas pessoas tem preconceito por não entender o marco social que esse acontecimento representa, em proporcionar ao negro uma oportunidade de desenvolvimento sócio-cultural. Por todos esses aspectos a falta de empatia, contribui para a diminuição da inserção negra nos núcleos sociais mais favorecidos.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para impedir o avanço desse entrave no país. Sendo assim, com o intuito de amenizar o racismo no Brasil, é de suma importância que o Estado promova políticas públicas direcionadas à população negra, como o acesso à universidade , o esporte e ao mercado de trabalho. Além disso, o Ministério da educação com o apoio das grandes mídias, devem criar campanhas para a valorização da população negra. Como resultado esperamos que o racismo e a violência racial seja retratada apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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