São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas pre
cisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a
questão do racismo contraria o ponto de vista do filósofo,
uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de discrimina-
ção constante. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um
grave problema, em virtude da Lenta mudança na mentalidade social das pessoas e no legado histórico.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a lenta mudança de mentalidade social presente na questão. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar.
Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do racismo é
fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez
que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social into-
lerante , a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
Em consequência disso, surge a questão do legado histórico,
que intensifica a gravidade do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possí-
vel interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do
entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, o problema racial,
mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes
intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser soluciona-
dos. É necessário, portanto, que o Ministério da Cultura, em parceria com
mídias de grande acesso, promova uma rede de propagandas e cam-
panhas sobre o combate ao racismo, a fim de destacar a importância da diversidade racial
e divulgar canais de denúncia para casos de discriminação. Tais pro-
pagandas poderiam circular em paradas de ônibus das grandes cida-
des, assim como em canais de televisão, para atingir grande parte da
população brasileira e romper com a mentalidade eugênica.Dessa forma, o Brasil poderá superar o racismo na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada