Nesse contexto, é evidente que a obesidade acarreta diversas doenças crônicas nas crianças. Segundo Hipócrates - pai da Medicina -, a anatomia humana exige o movimento do corpo; a inércia é prejudicial. Em contrapartida, o estilo de vida de milhões de crianças vai de encontro à tal ideologia, pois, atualmente, as crianças não brincam nas ruas, passam muito tempo com jogos eletrônicos, não gastam calorias. Por conseguinte, desenvolvem diabetes, hipertensão e dificilmente retornam à vida saudável.
Além disso, outro âmbito que é prejudicado com os maus hábitos alimentares é a saúde mental. Prova disso é que, na novela "Malhação-Viva a Diferença", a personagem Keyla sofre bullying diariamente na escola por estar acima do peso. Tal realidade vivenciada por milhões de crianças, que por encontrarem-se nesse quadro, passam por tais situações. Posteriormente vindo a desenvolver doenças psíquicas como ansiedade depressão, o que agrava ainda mais a obesidade, uma vez que, com essas mazelas, surge na criança a compulsão alimentar, originando um círculo vicioso.
Portanto, medidas devem ser tomadas no que tange à minimização deste óbice. Cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com a mídia criar campanhas de instrução alimentar para crianças, por meio das mídias sociais, voltadas à importância da alimentação saudável - bem como sobre o que a ausência dos mesmos provoca -, a fim de reeducar a alimentação das crianças brasileiras e diminuir os índices de obesidade. Outrossim, é relevante que o Ministério da Educação efetue palestras nas escolas de nível fundamental, sobre bullying e suas consequências, no intuito de levar o conhecimento sobre os males que tal prática ocasiona. Assim, tal mazela que assola o Estado Brasileiro será superada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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