Desse modo, é importante notar que a prática da violência simbólica gera a violência contra a mulher. Isso ocorre porque ao julgar a mulher como incapaz de ocupar cargos, oferecer salários mais baixos para mulheres em cargos iguais, e considerar que elas devem ganhar menos porque engravidam. Essa ideia de dominação masculina sobre o corpo da mulher é refletida nos casos de feminicídio, assassinato de mulheres pela razão de ser mulher.
Além disso, é importante citar que a violência física corrobora o agravamento da violência contra a mulher. Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher; a violência física remete a um pensamento patriarcal e machista. Como exemplo está o espancamento, tortura, estrangulamento entre outros meios. Desta maneira, fazendo com que a vítima sofra inúmeros problemas como desamparo; desesperança; impotência; desespero; irritabilidade; negação; pânico; raiva; tristeza.
Diante do exposto, é importante observar que a persistência da violência contra a mulher é resultado do patriarcalismo ainda vigente. Dessa forma, é preciso que o governo proponha ao congresso a elaboração de Leis mais punitivas, para que a vítima sinta segurança ao denunciar. Além disso, o plano deve conter um fundo Nacional que financie palestras e campanhas nos postos de saúde, e nas escolas, com a finalidade de incentivar à denúncia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.