Sob uma primeira análise, fica evidente que, a partir do desenvolvimento da biotecnologia, a humanidade desenvolveu uma maior expectativa de vida graças a aplicação em massa de vacinas que erradicaram dezenas de doenças no país, entre elas, a varíola em 1980. Contudo, no atual quadro sociopolítico da nação, os dados de imunização de 2019 afirmam que, segundo o Programa Nacional de Imunização, a taxa de cobertura vacinal está em queda e não atinge a meta com as crianças abaixo de 2 anos.
Aposto a isso, identifica-se que o Movimento Antivacina é um dos responsáveis por essa catastrófica consequência no cenário da saúde pública brasileira, já que seus seguidores são ávidos consumidores de notícias falsas que relacionam o tema a teorias conspiratórias, a disseminação de doenças em populações e, até, a implementação de circuitos integrados nos vacinados.
Portanto, observa-se a força dessas ideias no nosso país e o envolvimento da ‘internet’ para a sua massificação. Com isso, cabe ao Estado, por intermédio do Ministério da Comunicação, criar políticas públicas para as mídias sociais que busquem a exclusão de notícias falsas dessas plataformas, para que, assim, menos pessoas sejam apresentadas a essas ideias perigosas e sem embasamento científico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.