Em primeira análise,destaca-se que a ineficácia estatal no que tange o ensino público apresenta íntima relação com a persistência da evasão escolar. Segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar direito ao respeito e á consideração por parte do estado. Nessa lógica é notável pontuar que o poder público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não oferece aos alunos uma estrutura de qualidade no ensino público, pois mantém escassos os transportes escolares , deixando o acesso às instituiçõesbem difícil, principalmente para estudantes da zona rural, além de negligenciar as famílias que não conseguem manter seus filhos nas escolas. Desse modo, o governo atua como agente perpetuador do processo de evasão escolar, sendo imperiosa a resolução do problema.
Ademais, é fulcral pontuar que o estado deficitário da educação brasileira também contribui para a dificuldade em combater a evasão escolar. Acerca disso segundo a teórica Vera Maria candau o sistema educacional atual está preso nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas . Sob esse prisma com aulas voltadas para a memorização teórica, o sistema educacional vigente pouco estimula o contato do estudante com atividades mais humanizadas e enriquecedoras que estimule o interesse dos alunos pelos estudos,deixando as aulas massante e pouco proveitosa para os estudantes .Assim a escola contribui para o afastamento do aluno com outros aspectos educacionais, o que constitui um entrave para o fim da evasão escolar entre os estudantes.
Portanto, infere-se que a evasão escolar é um tema relevante e que carece de soluções. Nesse sentido , o Ministério da educação em parceria com o Ministério das cidades, deve fornecedor ajuda tanto financeira, quanto psicólogica para os alunos fora das escolas que comprovar suas necessidades, por meio de doações de cestas básicas e visitas de psicólogos e pedagogos nas casas de tais alunos, focando em atividades que promova o gosto dos alunos, bem como de seus familiares nos estudos e seus benefícios, para que a evasão escolar seja erradicada no Brasil , garantindo o acesso à educação a todos , assim como permeia a constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.