Primeiramente, é imprescindível destacar que a desigualdade social é um entrave na acessibilidade. Assim, devido a pandemia do COVID-19, o MEC propõe as escolas um novo modelo de ensino, respeitando o distanciamento social. Com isso as aulas presenciais, foram dando lugar ao computador, tablet e smartphone e o professor deveria adaptar as suas aulas ao conteúdo online. Todavia, em uma série de reportagens do "Brasil de Fato" ele aborda os desafios da educação EAD no Brasil, dentre eles se destacam a falta de acesso, cerca de 46 milhões de brasileiros estão desconectados. Sendo assim, essa minoria é impedida de usufruir dos seus direitos.
Outrossim, a falta de investimentos do Estado deve ser abordado como motivo causal, no que conerce a criação de mecanismos que irão inibir a ocorrência de tais fatores. Segundo o pensador Thomas Hobbes, " O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população", porém isso não ocorre no Brasil. Devido a má distribuição de renda e a falta de investimentos em redes de internet em lugares de difícil acesso. Dessarte, a evasão escolar tem se tornado frequente, o que acarretará ao ano 2019 a diminuição no desenvolvimento educacional.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para garantir aos estudantes o acesso à educação. Assim, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que será revertido em uma rede de acesso à internet para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo das aulas, além disso o Estado poderá criar um programa social "educação na palma da mão" que tem como finalidade ofertar smartphone, aos alunos que não tem nenhum meio para acesso.
Banca Consulpam
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada