De início, é incontrovertível que que a falta de acessibilidade a um ensino de qualidade configura-se como óbice na resolução do problema. Nesse sentido, uma quantidade escassa de escolas possuem um sistema inclusivo adequado e específico para esses jovens. É notória a insuficiência de profissionais e materiais especiais responsáveis pela aprendizagem, e por conseguinte, pelo desenvolvimento gradual da criança com necessidades especiais.
Ademais, o preconceito no ambiente escolar e social contribui para a prevalência do impasse. Logo, a citação do filósofo Francis Bacon, cujo diz que o comportamento humano é contagioso, corrobora a intolerância e o bullying contra deficientes disseminado entre os indivíduos. Em detrimento disso, a solução para a problemática é dificultada e permanece no meio geral.
Destarte, é urge medidas eficazes para a mitigação do empecilho. Dessa forma, escolas em parceria com a prefeitura devem promover um espaço para conversas, com o fito de fomentar debates e conscientização acerca da inserção da criança deficiente na educação. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, propor a participação de alunos, professores, especialistas e, concomitantemente, sendo aberto à comunidade. Em suma, espera-se que o projeto auxilie na construção de uma sociedade respeitosa e tolerante no que diz respeito à inclusão do sujeito com deficiência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.