Desse modo, é notório que o ensino brasileiro nas escolas é anacrônico, pois o planejamento dessas instituições é semelhante ao do século passado e a maioria dos conteúdos ministrados são irrelevantes para os estudantes. Nesse sentindo, na música "Estudo Errado" de Gabriel, o pensador, a educação no país é apresentada como superficial. Logo que o sistema obriga alunos a decorar matérias sem a preocupação de compreender-las, além de não serem aplicáveis no cotidiano dos educandos, ocasionando assim, desinteresse e alienação. Dessa forma, constitui-se uma educação deficiente.
Ademais, os gastos do governo por estudante são atributos módicos. Assim sendo, de acordo com a OCDE um dos países que apresenta os menores índices do PIB Per Capita por colegial, porquanto a verba destinada aos mesmos é fragmentada ao longo do processo de distribuição e outrossim o atraso da implantação do ensino integral para todos, justificado pela má estrutura física, da maioria, dos prédios. Portanto o investimento que deveria melhorar a qualidade do ensino dos docentes, ainda está barrado pela história da pátria.
Depreende -se, portanto, que o cenário precário da educação no Brasil é reflexo das escolhas dos governos antecessores. Logo é preciso que o Estado priorize a educação, em primeiro momento, através da valorização do professor, por meio da qualificação completa na formação do profissional e em seguida aumentar o salário dos lecionadores. Além disso, os professores devem está constantemente atualizados, dessa forma o MEC deverá atual como provedor estratégico, ou seja, disponibilizando materiais e cursos que permitam a atualização individual ou coletiva do corpo docente do colégio até aposentadoria dos mesmos. Por fim, as instituições escolares, devem implementar programas de apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem, por meio de salas ou ambientes alternativos que possam permiti identificar o problema. Desse modo a equidade no acesso ao conhecimento deixará de ser uma utopia na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.