Em primeiro plano, o interesse dos pais é essencial para incentivar a leitura literária. Dessa forma, a criança que possui o apoio familiar crescerá gostando da literatura, pois de influência ao sei redor a fará perceber que a literatura não é algo chato, mas sim prazeroso, isso trará um despertar para sua imaginação, senso crítico e opiniões mais consistentes. Desse modo, a criança se desenvolverá intelectualmente com mais facilidade.
Em segundo lugar, o professor da educação infantil é um agente essencial para fazer com que as crianças despertem pera a literatura. Desta maneira, o docente dessa área, deve usar a criatividade para influenciar a aquisição de tal hábito, com aulas que as crianças vejam a literatura como algo divertido e desafiador. Com isso, a criança crescerá com a ideia que a literatura é bom e satisfatório, e que as fazem conhecer novas realidades.
Portanto, é necessário solucionar os problemas que impedem a formação literária infantil. A apartir disso, o Ministério da Educação, junto ao sistema escolar, deve contratar professores especializados em literatura infantil, por meio seletivos e concursos públicos, no qual, o exame mostrará a capacidade e o nível de conhecimento do profissional nesta área, a fim de que a literatura esteja na formação infantil. Sendo assim, haverá cada vez mais crianças leitoras como Liesel de "A Meninas que Roubava Livros".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.