Por Alexandra47
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45675
O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.

Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.

Em segundo plano, o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.

Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação deve investir mais em escolas públicas, por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias, fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital. E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Alexandra47
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45676
Oi gentee, vi que ficou toda desconfigurada, estou aprendendo a mexer aqui ainda, espero que entendamm
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45878
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está rasa e superficial. Aconselho que ela deva ser maior que o repertório. Faltou arrematar a tese !!)

Em segundo plano,( Faltou o tópico frasal!!) o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.( Essa sua argumentação está melhor e pertinente. Logo, falta o tópico frasal e a arrematação de tese!!!)


Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação( Agente) deve investir mais em escolas públicas( Ação), por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias( meio), fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital.( Finalidade) E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.( Faltou o Detalhamento da Proposta!)

Sua redação precisa ser trabalhada. Estude argumentação, arrematação de tese, tópico frasal e proposta de intervenção.
No mais,é só!!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45879
Sua nota ficou 760!
Espero ter ajudado!!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46231
Alexandra47 escreveu:@Jeniffeeee eei, corrige minha redação, por favoor
Como a Glenda já fez um ótima correção eu não tenho mais nada para acrescentar ;)
Se atende aos aspectos que ela apontou, bons estudos! :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Alexandra47
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46764
GlendaMorais escreveu:Sua nota ficou 760!
Espero ter ajudado!!
Ajudou sim, muito obrigada!
0
Por Alexandra47
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46765
Jeniffeeee escreveu:
Alexandra47 escreveu:@Jeniffeeee eei, corrige minha redação, por favoor
Como a Glenda já fez um ótima correção eu não tenho mais nada para acrescentar ;)
Se atende aos aspectos que ela apontou, bons estudos! :D
Obrigada!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por amalriii
0 Respostas 
205 Exibições
por Ana2107
0 Respostas 
166 Exibições
por MEstrella
3 Respostas 
115 Exibições
por Aliciapity
0 Respostas 
256 Exibições
por Cta
0 Respostas 
149 Exibições
por Cta
0 Respostas 
162 Exibições
por rodriguees29
O Direito à Educação Prisional No Brasil
por lauren07    - In: Outros temas
0 Respostas 
91 Exibições
por lauren07
O DIREITO À EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL
por iBrNick    - In: Outros temas
4 Respostas 
453 Exibições
por Mylike
Todos tem direito à educação
por Jullas    - In: Outros temas
0 Respostas 
97 Exibições
por Jullas
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM