Deste modo, é possível perceber que os maus tratos estão intrinsicamente entrelaçados na cultura. Pois tanto o governo quanto a própria população não apresentam interesse em resolver este impasse, devido ao fato de que os animais quando apresentam discrepância em quesito de comportamento eles são açoitados de forma que os donos por meio da agressão tentam moldar a sua conduta, assim como aconteceu no caso do Poodle que foi agredido por uma mulher em Porto Alegre. Dado isso, podemos afirmar que o governo não apresenta eficácia pelo fato de que ele apenas tenta atrasar o problema ao invés de resolve-lo.
Ademais por consequência destas agressões, muitos destes animais são inferiorizados, algo que não deveria acontecer. Em razão de que os animais não se diferenciam muito dos humanos, assim como Charles Darwin disse "Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais. Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.". Em detrimento disso, pode-se ter certeza que tanto os animais abandonados quanto aqueles descartados das brigas clandestinas apresentam mais do que dores físicas, como também dores psicológicas e um eterno sofrimento.
Portanto, devido a esses impasses o papel do Judiciário é fazer uma melhor aplicação das leis por meio de agravamento e melhor fiscalização tanto através das redes sociais quanto por iniciativas de campanha para visualização dos animais em domicílios, petshops e nas ruas. Afim de supervisionar o estado dos animais e observar as suas condições de antemão, para assim evitar futuros imprevistos e ajudar aqueles que se apresentam em um estado mais grave como os que saem dos cativeiros das disputas de animais ou aqueles que passam fome nas ruas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada