Por IngridLanna
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a educação como direito inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o valor da educação nas transformações sociais, dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se a imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a insuficiência de investimentos públicos para atender as necessidades educacionais. Nesse sentido, as escolas não conseguem proporcionar as qualidades de ensino necessárias para um melhor desenvolvimento dos alunos. Esse conjunto segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos seus direitos.
Ademais, é fundamental apontar que a educação é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento da sociedade brasileira. Segundo o educador e filósofo Paulo Freire, "a educação sozinha não transforma a sociedade, e sem ela tampouco a sociedade muda". Diante de tal exposto, devemos tomar medidas que garantam o acesso e a permanência, igualdade e equidade, deveres e direitos para com a educação no Brasil.
Conclui-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é necessário que o Ministério da educação juntamente ao Governo Federal, por intermédio dos meios de comunicação e das midias sociais, promovam campanhas socioeducativas como palestras, ONGS e a disponibilização de cursos gratuitos para incentivar e estimular as crianças, jovens e adultos, a fim de obter um melhor desenvolvimento social e educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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