Segundo o estudo Aprendizagem em foco, quando maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Deste modo crianças e adolescentes de baixa renda substituem a escola por trabalho remunerado para ajudar com a renda da casa, conseqüentemente anos mais tarde não conseguem qualificação necessária para o um bom emprego, se sujeitando a péssimas condições de trabalho, aonde exigem grande esforço físico e má remuneração.
Além da dificuldade financeira, vários meninos e meninas sofrem com a ausência de escolas próximas, principalmente na zona rural, que na maioria das vezes as escolas encontram-se muito longe dos alunos que a frequentam e não possuem infraestrutura adequada. Segundo o site G1 Jornal Nacional “ Á cada vinte escolas publicas apenas uma possui estrutura básica para educar”, isto significa que, grande parte das escolas rurais não têm as condições indispensáveis para ter aula, o que leva varias crianças a desistirem de estudar, por além da escola ser longe, ela não possui uma estrutura básica de ensino.
Portanto, é indispensável que o Governo federal juntamente com o Ministério da Educação, melhore a estrutura das escolas, com laboratórios, livros didáticos, bibliotecas, além de aumentar o número de escolas na zona rural e também aumentar o número de escolas que oferecem o ensino EJA (Educação para jovens e adultos), para então garantir a efetivação do capítulo IV. Art53 da ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que afirma que toda criança e adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.