Por Naty27
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#40282
De acordo com o site Agência Brasil “O analfabetismo cai, mas o Brasil ainda tem onze milhões sem ler e escrever”, mesmo o mercado de trabalho sendo cada vez mais exigente milhões de pessoas nunca teve acesso á educação, as possíveis causas são a dificuldade financeira e ausência de escolas próximas.
Segundo o estudo Aprendizagem em foco, quando maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Deste modo crianças e adolescentes de baixa renda substituem a escola por trabalho remunerado para ajudar com a renda da casa, conseqüentemente anos mais tarde não conseguem qualificação necessária para o um bom emprego, se sujeitando a péssimas condições de trabalho, aonde exigem grande esforço físico e má remuneração.
Além da dificuldade financeira, vários meninos e meninas sofrem com a ausência de escolas próximas, principalmente na zona rural, que na maioria das vezes as escolas encontram-se muito longe dos alunos que a frequentam e não possuem infraestrutura adequada. Segundo o site G1 Jornal Nacional “ Á cada vinte escolas publicas apenas uma possui estrutura básica para educar”, isto significa que, grande parte das escolas rurais não têm as condições indispensáveis para ter aula, o que leva varias crianças a desistirem de estudar, por além da escola ser longe, ela não possui uma estrutura básica de ensino.
Portanto, é indispensável que o Governo federal juntamente com o Ministério da Educação, melhore a estrutura das escolas, com laboratórios, livros didáticos, bibliotecas, além de aumentar o número de escolas na zona rural e também aumentar o número de escolas que oferecem o ensino EJA (Educação para jovens e adultos), para então garantir a efetivação do capítulo IV. Art53 da ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que afirma que toda criança e adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Naty27
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#40845
@LuizCarlos17 pesquisei mais sobre a estrutura, Pfv quando poder de uma olhada, muito obrigada!
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Por LuizCarlos17
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#45629
Oi @Naty27, desculpa pelo tempo, vou falar um pouco sobre sua redação.

Em laranja são os erros já corrigidos

"De acordo com o site Agência Brasil “O analfabetismo cai, mas o Brasil ainda tem onze milhões sem ler e escrever”.Mesmo o mercado de trabalho sendo cada vez mais exigente milhões de pessoas nunca tiveram acesso á educação. As possíveis causas são a dificuldade financeira e ausência de escolas próximas."

"Segundo o estudo Aprendizagem em foco, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Deste modo,crianças e adolescentes de baixa renda substituem a escola por trabalho remunerado para ajudar com a renda da casa, consequentemente anos mais tarde não conseguem qualificação necessária para o um bom emprego, se sujeitando a péssimas condições de trabalho, aonde exigem grande esforço físico e má remuneração."

"Além da dificuldade financeira, vários meninos e meninas sofrem com a ausência de escolas próximas, principalmente na zona rural, que na maioria das vezes as escolas encontram-se muito longe dos alunos que a frequentam e não possuem infraestrutura adequada. Segundo o site G1 Jornal Nacional “ Á cada vinte escolas publicas apenas uma possui estrutura básica para educar”. Isto significa que, grande parte das escolas rurais não têm as condições indispensáveis para ter aula, o que leva varias crianças a desistirem de estudar, por além da escola ser longe, ela não possui uma estrutura básica de ensino."

Tira essa parte que está em azul, já está explícito no seu texto o que você disse nesse final. Ficou redundante.

Esse dado não condiz com o que você disse anteriormente, ele fala sobre as escolas públicas no geral, já você fala das rurais.

"Portanto, é indispensável que o Governo federal juntamente com o Ministério da Educação, melhore a estrutura das escolas, com laboratórios, livros didáticos, bibliotecas, além de aumentar o número de escolas na zona rural e também aumentar o número de escolas que oferecem o ensino EJA (Educação para jovens e adultos), para então garantir a efetivação do capítulo IV. Art53 da ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que afirma que toda criança e adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho."

Sua proposta atende a quase todos os 5 elementos requisitados na competência 5
Agente - Ok
Ação - Ok
Detalhamento da ação - Ok
Efeito da ação - Ok
Meio/modo de execução da ação - não tem

Faltou tu dizer como eles iriam melhorar as estruturas das escolas. Por exemplo: A Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de obras, por meio de investimentos, deverá...." entendeu!?

E esse seu final ficou meio estranho, você cita que as escolas devem oferecer o EJA dizendo que isso iria garantir a efetivação do ART... sendo que EJA é para jovens e adultos, logo isso não tem nada haver com o ECA, eu sei que você citou melhoras nas escolas para as crianças e os adolescentes, porém essa parte do EJA fez você perder coesão, então se tirasse ela ficaria melhor.

Agora as considerações finais, gostei muito do seu texto, principalmente da sua proposta de intervenção, peço que se atente as regras de português, como: vírgula, pontuação etc. Fora isso, você não se desviou do assunto ao longo do texto, usou argumentos bons, a estrutura está certinha. ( Ahhh e não precisa botar dados em todos os parágrafos, você pode argumentar com suas palavras, porque as vezes você botando dados, acaba se perdendo do assunto, e fora que você tem que tentar escrever com suas palavras. Aliás você só saberá o tema do Enem no dia, então pode ser que você não tenha dados, logo terá que se virar com suas palavras.)
Mas tu melhorou muito, só trabalhar em cima desses errinhos pra ficar top.
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