Em primeiro plano, o novo coronavírus, denominado pelos pesquisadores por "covid-19", veio com tudo no final de 2019. Após, até os dias de hoje, a pandemia covid-19 gerou 1.510.313 milhões de mortes no mundo e mais de 174 mil mortes no Brasil, um número preocupante. Logo, é de extrema necessidade conhecer os sintomas do vírus como tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, coriza, fadiga, febre, diarréia, perda de paladar e em casos graves a falta de ar, assim, esses sintomas são muito parecidos com uma gripe comum e por isso deve-se ter cuidado redobrado.
Além disso, originado na China, o covid-19 tem como portador o morcego, um vírus já existente mas que sofreu uma mutação e assim originalizando o novo coronavírus. Assim, não se sabe ao certo em qual cidade teve os primeiros casos, mas que é transmitido por contato direto e indireto, através de tosses, espirros, locais contaminados e objetos contaminados. Dessa maneira, em Março de 2020, foi declarado a quarentena no Brasil, tendo como objetivo principal o distanciamento social, outras formas de prevenção são: lavar as mãos corretamente, usar máscara, manter o distanciamento e não passar as mãos na região dos olhos, boca e nariz.
Infere-se, portanto, que o mundo ainda está sofrendo a pandemia covid-19, mas é necessário que todos obedeçam o distanciamento social, como também, o governo deve investir em instituições que estão fazendo as vacinas, visando sempre as recomendações do Ministério da Saúde. Desse modo, empresas que desobedecerem as regras, devem ser fechadas, como também, a vigilância sanitária deve certificar se todas as empresas estão corretamente higienizadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.