Em primeiro plano, urge analisar que, grupos localizados em determinadas áreas como as favelas são mais vulneráveis a serem aliciadas ao mundo do crime em razão do contato com a criminalidade de uma forma mais íntima. O problema socioespacial tupiniquim, é uma consequência das políticas imobiliárias que segregaram a população de acordo com sua classe social, gerando dessa forma uma situação insalubre para as pessoas que vivem fora da bolha privilegiada e são obrigadas a se aglomerarem em favelas.
Outrossim, a violência não permanece exclusivamente na mão dos criminosos, considerando os altos índices de violência policial, uma vitíma notável dessa violência foi o adolescente João Pedro assasinado no Rio de Janeiro. Assim, aqueles que deveriam proteger a população, terminam representando uma ameaça.
Portanto, considerando os problemas que o Brasil enfrenta para solucionar a questão da violência urbana como a segregação socioespacial e o abuso policial, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Ministério da Justiça em parceria com o MEC criar um programa para proteger a população mais vulnerável ao aliciamento por meio de cursos profissionalizantes e atividades esportivas nas áreas menos favorecidas. Além disso, o corpo policial deve receber acompanhamento piscológico e duras represárias caso violem os direitos humanos, dessa forma, restaurando a confiança da população na policia a longo prazo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.