A popularização do mundo digital trouxe aos cidadãos facilidade e rapidez na obtenção de informações. Basta conectar -se à rede para que notificações com notícias mundiais surjam nos aparelhos eletrônicos. Esse excesso de informações tem sido um dos responsáveis pelo sofrimento mental da população, visto que, além de consumir conteúdo trágico em demasia, precisa usar por mais informações para certificar -se sobre a verdade ou mentira do conteúdo já consumido.
Além disso, a utilização de mídias sociais como o Instagram faz com que seus usuários idealizam e queiram alcançar a perfeição. Corpos, peles, viagens, casas e carros fotografados e postados para mostrar rotinas e vidas inatingíveis à maioria da sociedade. O consumo diária dessa "pseudo perfeição " faz com que milhares de pessoas adoeçam psicologicamente em busca do humanamente impossível arriscando-se, inclusive, fisicamente para parecer com o conteúdo que consomem.
Desta maneira, o consumo moderado de informações e a diminuição da idealização de si próprio tendo como paradigma o outro fazem com que a sociedade aprenda a lidar com os sofrimentos mentais oportunizados pelo excesso trazido pelo mundo virtual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.