É relevante abordar, primeiramente, que o Sistema Único de Saúde carece de muita infraestrutura. Hobiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o sistema de saúde brasileiro é eficaz. Contudo, a realidade é justamente o contrário, e o resultado disso é refletido na dificuldade para implementação da telemedicina no Brasil. Segundo o economista e diplomata brasileiro, Roberto Campos, o país, ao se preocupar demais com gastos desnecessários, deixa de exercer suas principais funções. Assim, entende-se que o estado - ao tentar realizar cargos dispensáveis - gera carências estruturais no SUS, dificultando, dessa forma, a realização de atendimentos em ambientes virtuais.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de acesso à Internet por grande parte dos brasileiros como impulsionador da problemática. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de 25% dos brasileiros não utiliza a rede mundial - resultado da enorme desigualdade econômica entre os cidadãos. Nota-se que para uma eficaz implementação da telessaúde, é fundamental que os quase 50 milhões de brasileiros que não podem usufruir da 'web', adquiram esse acesso.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a democratização da telemedicina no Brasil. Dessa maneira urge que o Ministério da Economia deve priorizar a alocação de recursos orçamentários nos setores fundamentais, como a saúde, permitindo a criação da infraestrutura necessária para a realização de atendimentos virtuais à pacientes, a fim de possibilitar uma eficaz telessaúde no país. Além disso, cabe ao poder executivo a adoção de medidas que visem a democratização do acesso à Internet. Feito isso, o Brasil poderá superar os desafios para a implementação da telemedicina.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.