Conforme o filósofo Aristóteles, a democracia surgiu devido ao fato de que todos somos iguais entre si. Entretanto o preconceito com as diferenças culturais tem sido um problema na sociedade, em analogia com a história, aproximadamente mais de 2 milhões de judeus foram mortos no holocausto entre 1933 e 1945. Os povos Índigenas estão sendo alvo de ataques e comentários preconceituosos, pelo fato de que vivem de uma maneira mais primária, e possuem hábitos diferentes das cidades urbanas, assim como, uma religião politeísta, isso se comprova com a pesquisa do jornal Brasil de Fato, posto que, a morte de lideranças Índigenas foi a maior em pelo menos 11 anos.
Outrossim, o desmatamento de florestas para extração dos recursos naturais se torna um problema para os povos Índigenas, uma vez que, a destruição das suas terras impede o acesso a moradia exigida pela lei brasileira, como também leva a imigração dos povos para a cidade. Esse cenário é retratado pelo filme '' O Lorax'', já que, o personagem Ted, cego por ambição, desmata uma área repleta de árvores e animais, com o intuito de lucrar com os materiais obtidos, em consequência a biodiversidade do meio é afetada, e os habitantes são obrigado a sair do local. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que o desmatamento de terras Índigenas aumentaram em 64%, em relação á 2019.
Portanto, ações governamentais e das instiuições de ensino, tornam-se necessárias. O ministério da Educação (MEC) deve incentivar palestras educacionais nas nas escolas e universidades, visando mostrar a importância da cultura Índigena para o Brasil, assim como a igualdade dos povos perante o direito. O Estado tem de formular leis, proibindo a exploração de recursos naturais próximos a terras Índigenas, e também, possibilitar o acesso a serviços básicos para as tribos, como transporte, saúde e alfabetização, afim de amenizar o preconceito e a devastação de terras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.