Assuntos gerais
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45423
Olá, sei que aqui é um mural de avisos, mas estou com uma dúvida sobre o ENEM e creio que aqui terei respostas mais facilmente. Bem... O ENEM está próximo e, infelizmente, acabei esquecendo de fazer uma nova identidade. A minha atual está com foto infantil (recém nascida) e até o dia da prova não vai dá tempo estar com o novo RG em mãos. Pesquisei um pouco e vi que o de 2019 havia aceito RG vencido, porém não sei se esse ENEM aceitará. Se alguém puder me tirar essa dúvida, agradeço muito!

@GlendaMorais
@Geralcinoj
@EduardoPedro
@Anna1
@sixthero
@Jeniffeeee
@jherodrigues
@Francis Bacon
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45425
Documentos necessários para o dia da prova
O que você não pode esquecer de levar de jeito nenhum nos dias das provas?

Sem um documento oficial de identidade você não faz a prova do Enem. Será obrigatório apresentar um documento de identificação com foto antes de ingressar na sala de prova. Então, desde já, confira se ele está em bom estado e o deixe à mão.

Documentos de identificação que serão aceitos, mesmo que vencidos:
RG (carteira de identidade);
CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
Carteira de reservista ou certificado de dispensa;
CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Passaporte;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.
Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes da prova. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

11 de maio 2020

Por PRASABER
https://www.pravaler.com.br/documentos- ... enem-2020/

Pelo que estou vendo parece que sim!!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45427
Tenta ver @Ashiley ainda uma forma de ter o RG novo, eu mesmo também só tenho o vencido, porém vou tirar o novo em janeiro! Tente ver no SAC de sua cidade, talvez possa ter uma data anterior! Mas diante de tudo! DE acordo com o site parece não haver problemas. Mas o mais certo é esperar os informes do próprio INEP.

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45429
Bom, Ashiley. Tem essa parte do edital do Enem impresso que diz os documentos a serem apresentados. Não sei direito se você se encaixa nos requisitos, já que você não omitiu uma identidade nova. Acho que o último caso será você fazer a identificação especial. Portanto, não se preocupa que você vai fazer o Enem com certeza!

Edital:
12. DA IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE
12.1 É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de
identificação com foto para a realização das provas.
12.2 Consideram-se documentos válidos para identificação do participante:
a) Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública,
Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
b) Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive
aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho
de 1997;
c) Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24
de maio de 2017;
d) Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o
Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
e) Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha
validade como documento de identidade;
f) Passaporte;
g) Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de
setembro de 1997;
h) Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de
1997.
12.3 Não serão aceitos documentos de identificação que não estejam listados
no item 12.2, como: protocolos; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de
Reservista; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira
Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de
qualquer natureza; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas; ou
documentos digitais apresentados eletronicamente.
12.4 O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento
oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto
ou roubo poderá realizar as provas desde que:
12.4.1 apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no
máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame; e
12.4.2 submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de
informações pessoais.
12.5 O participante que apresentar a via original do documento oficial de
identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa
identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas
desde que se submeta à identificação especial, conforme item 12.4.2 deste Edital.
12.6 O participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas,
assim entendido como as dependências físicas onde será realizado o Exame, sem
documento de identificação válido, conforme itens 12.2 e 12.4.1 deste Edital.
12.6.1 Caso o participante precise aguardar o recebimento de documento
válido listado nos itens 12.2 ou 12.4, deverá fazê-lo fora do local de provas.
12.7 Será coletado dado biométrico do participante durante a aplicação das
provas.
12.8 Ao Inep reserva-se o direito de efetuar procedimentos adicionais de
identificação nos dias de aplicação.

http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/carteira-de-identidade-o-primeiro-documento-necessario-ao-enem/21206

Espero ter ajudado. :D

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#45432
@Ashiley, Também estou com essa dúvida, pois minha identidade também é antiga. Rsrses
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45435
@Ashiley, os órgãos da sua cidade não estão funcionando ainda por causa da pandemia? faz o requerimento logo esse mês. Procura saber na sua cidade se tem algum órgão que emite mais rápido o RG, no meu estado o nome é "faça fácil" e em shoppings também costuma ter um local parecido.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45437
Se você tiver feito o título de eleitor biométrico, também tem o app e-título que tem foto, qualquer coisa você mostra os dois. Talvez a foto infantil que vai dar problema. Tenta levar outros meios junto com o RG, carteirinha escolar, cartão de ônibus se tiver foto né, só por precaução.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45442
@GlendaMorais, @jherodrigues, @Geralcinoj eu moro em cidade pequena, interior. Aqui demora cerca de três meses para o RG estar pronto, mas se eu for em outra cidade posso conseguir no mesmo dia. Minha opção vai ter que ser ir até outra cidade para fazer o RG, apesar de pelas informações que vocês me passaram não há problema provavelmente - se eu fizer um processo de biometria no dia, alguma coisa assim - mas, vou tentar ir até lá. Muito obrigada por esclarecerem! :D

@EduardoPedro, o melhor a se fazer é tentar fazer outro RG a tempo do ENEM. Porém, pelas informações em sites creio que não há de fato algum problema, mas melhor prevenir! :lol:
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45452
@Ashiley, como a Glenda já esclareceu, eu acho que não tem problema. Normalmente o ENEM pede fotos atuais para reconhecer a pessoa na hora da prova e ter certeza de que é ela mesmo. Não sei se você já fez o ENEM, mas na hora eles tiram a sua digital (não se se é assim que se diz), então mesmo que a sua foto seja velha, eles irão reconhecê-la. De qualquer modo, como você mesma disse, é melhor prevenir, tenta tirar uma a tempo.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45467
Jeniffeeee escreveu:@Ashiley, como a Glenda já esclareceu, eu acho que não tem problema. Normalmente o ENEM pede fotos atuais para reconhecer a pessoa na hora da prova e ter certeza de que é ela mesmo. Não sei se você já fez o ENEM, mas na hora eles tiram a sua digital (não se se é assim que se diz), então mesmo que a sua foto seja velha, eles irão reconhecê-la. De qualquer modo, como você mesma disse, é melhor prevenir, tenta tirar uma a tempo.
Nunca fiz o ENEM, será que vão tirar minha digital do mesmo jeito? Estou confusa! :lol:
0

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM