Por vitorinha199
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Segundo, o escritor Antônio Lobo Antunes, “ Um povo que lê nunca será um povo escravo”. Diante disso, a frase trata da importância da leitura, como um processo de educação, emancipação e de desenvolvimento da criticidade de toda e qualquer indivíduo, inclusive no período da infância. Porém, o avanço da tecnologia tem afastado as pessoas da leitura, com isso muita gente não podem contemplar o poder da transformação da leitura.
No filme, Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, conta a história real do de um menino pobre, negro de mãe separada e analfabeta, que não tinha um bom desempenho na escola, nem acreditava que fosse capaz de ter. Mas, quando sua mãe repara na biblioteca de seu patrão, ela tem a ideia de fazer com que ele leia 2 livros por semana. Essa rotina modifica completamente a postura de Ben diante da vida e se constitui nos primeiros degraus para sua chegada à diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Dessa forma, a leitura não tem raça\cor, etnia, gênero, ela é livre para todos, e tem um poder de adquirir conhecimento e assim, realizando sonhos e vidas de muitos.
Vale mencionar que, segundo National Literacy Trust, que ouviu 18.000 crianças e jovens entre 8 e 17 anos de todas as partes da Grã-Bretanha e descobriu que apenas 13% deles não haviam lido nem um livro sequer. Dessa maneira, a cada dia que passa, o uso da tecnologia vem avançando de forma grande, e desde cedo o indivíduo é criado nesse novo mundo, deixando de lado os livros, tornando um adulto que tenham a habilidade de leitura de uma criança de 11 anos.
Sendo assim, ao que tudo indica o avanço da tecnologia afastando crianças da leitura, e assim não conhecendo o poder de transformação dela mesma, irá continuar até que suas exigências sejam atendidas. Para minimizar tal questão, é fundamental que o Governo, aliado Escolas promova um incentivo nas crianças e adolescentes para ler. Tal ação deve ser implementada por meio de campanhas nas ruas e escolas. Dessarte, concretizado a proposta, o poder de transformação da leitura conquistado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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