Em primeiro lugar, o voluntariado é uma atividade que estímula a sociabilidade e interação com diferentes contextos sociais, na qual muitos são estimulados por empresas à realizarem esta prática. De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, 91% das pessoas que realizam o trabalho voluntário, o fazem por meio de empresas, organizações ou instituições. Assim, o dado reflete uma baixa iniciativa dos indivíduos em realizarem o voluntariado por conta própria, sem estarem sob incentivo de seus empregos, visto a dificuldade de se envolver em um projeto que demanda tempo e esforço.
Por outro lado, no campo profissional, as empresas estão cada vez mais priorizando em seus recrutamentos, os candidatos que exerçam uma atividade colaborativa ocupacional. Para a especialista em responsabilidade social empresarial, Roberta Rossi, o voluntariado pode ampliar os conhecimentos dos profissionais, fazendo-os adquirirem competências, como liderança em grupo e comunicação. Entretanto, a filantropia também parte de um propósito maior, de estabelecer a assistência e ajuda aos indivíduos, sem que tenha um retorno monetário envolvido, por isso exige abrir mão de tempo e tarefas diárias a quem exerce esta missão. Logo, se torna uma prática de díficil contribuição das pessoas que, sobretudo, em períodos de crise, necessitam mais desses recursos do que podem contribuir participando.
Sendo assim, é imprescindível que atitudes sejam tomadas no apoio e realização de ações voluntárias na sociedade. Portanto, o Ministério da Cidadania junto à ONG's e empresas privadas devem criar, através de um projeto público, programas de incentivo à ajuda humanitária para as comunidades que necessitam, a partir da destinação de capital para que empresas criem e divulguem projetos no ramo da assistência social e incite as pessoas disponíveis à participarem. A fim de que se dê maior relavância à causas voluntárias e promova o cuidado e auxílio à quem precisa, como a realizada na vida de Saroo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.