É importante pontuar, de início, que a concentração de capital na mão de poucos torna-se um entrave para o acesso igualitário da nação aos serviços, contribuindo para a desigualdade durante o surto. Tendo em vista que, de acordo com a ONU, o Brasil é o 2° país com maior concentração de renda do mundo, confirmando a diferença pública. Desse modo, percebe-se a negligência do poder estatal no auxílio às famílias com instabilidade financeira, que vivem de forma precária e com bloqueios no acesso à subsídios e direitos básicos, como educação e saúde.
É essencial pontuar, ainda, que o chamado lockdown colaborou para a fortificação da desigualdade social. Haja vista que a maioria da população foi demitida de seus cargos, ficando sem trabalho fixo e tendo a necessidade de violar o isolamento para garantir as condições necessárias de sustento, visto que segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mais de 10 milhões de pessoas no Brasil são trabalhadores informais, logo, não possuem seus direitos trabalhistas assegurados. Segundo dados divulgados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 15 milhões(17,2%) estavam afastados de seus empregos, enquanto 8,8 milhões (13,2%) trabalharam de forma remota, em home office. Logo, é imperioso criar ações contundentes para mitigar os efeitos da pandemia e formular políticas públicas que permitam trabalhos seguros.
Destarte, analisando a realidade abordada, são improrrogáveis ações estatais para sanar a desigualdade social. Desse modo, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, garanta o acesso a serviços de qualidade às classes mais vulnerabilizadas, a partir de fiscalizações da distribuição de renda. Uma vez que, através dessa ação, o acesso à subsídios será um direito neutro a todos. Assim será possível reverter o panorama injusto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.