Em primeiro plano, vale salientar que a base educacional deficiente é uma complexa dificultador do problema. Nesse contexto, conforme o filósofo Emmanuel Kant, " o ser humano é resultado daquilo que a educação fez dele". Diante disso, pode-se entender que se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Nesse viés, no que tange à intolerância religiosa no Brasil, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não está cumprindo com seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas caminhos para resolução desse problema. Portanto, é necessário que soluções sejam criadas para reverter esse cenário nefasto.
Ademais, outro empecilho enfrentado é a questão da falta de debate.Nesse sentido, o grande pensador Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação.Logo, para que um problema como o da intolerância religiosa seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. Entretanto, nota-se uma lacuna ao que se refere à esse tema, que ainda é muito silenciado. Assim, trazer à pauta essa questão e debatê-la amplamente aumentaria a chance de caminhos para sua resolução.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção em relação à intolerância religiosa no Brasil. Para que isso ocorra, O MEC, em parceria com o Ministério da Cultura, deve desenvolver palestras para estudantes do ensino médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o assunto e atingir um público maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.