Inicialmente, e válido compreender de que forma o desenvolvimento interfere no equilíbrio dos biomas. A ascensão do modelo de produção em massa, após a Revolução Industrial, promoveu uma maior extração dos recursos naturais, como a madeira, o petróleo e o ferro. Tal ação acarreta o empobrecimento do solo, propicia a ocorrência de deslizamentos de terra e elimina o habitat de diversas espécies de animais e plantas. Retrato dessa interferência antrópica é o fato de que o Brasil tem o Cerrado e a Mata Atlântica entre os 34 Hotspots existentes no mundo, que é um ranking de áreas prioritárias para a conservação, ou seja, regiões altamente biodiversas, mas em alto grau de ameaça.
Ademais, é importante mencionar como esse desequilíbrio afeta a vida humana. A elevada atividade industrial e o crescimento do setor automotivo provocou, por meio da queima de combustíveis fósseis, um aumento na emissão de gases do efeito estufa. Consequência disso é a elevação da temperatura terrestre, logo, das águas oceânicas, o que é um fator para a formação de ciclones. Exemplo disso foi o ciclone bomba que afetou o sul do Brasil no primeiro semestre de 2020, ocasionando prejuízos materiais e à vida dos sulistas.
Portanto, são necessárias soluções que atenuem os impactos ambientais oriundos do desenvolvimento. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente _PNUMA_ deve promover acordos ambientais que visem ao desenvolvimento sustentável entre os países membros da ONU. Isso será possível através da aplicação de sanções econômicas àqueles que descumprirem com o acordado. Destarte, será possível diminuir os prejuízos à natureza decorrentes da ascensão capitalista no o século XVIII.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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