Em primeiro plano, vale salientar que apesar de existir uma preocupação com o meio ambiente, a sociedade passou a olhar essa questão muito tarde. Somente em 1999, na cidade de Estocolmo, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Nota-se, a partir disso, que é um problema que foi negligenciado por outras gerações, e com o passar do tempo, os problemas do planeta terra foi tomando proporções maiores. Nesse sentido, é notório que essa indiferença durante tanto tempo foi um fator ainda mais agravante desse cenário.
Além disso, os professores não são qualificados o suficiente para direcionar os alunos à esse estado desenvolvido de consciência em relação ao meio ambiente. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de Educação, é obrigatório trabalhar-se meio ambiente no contexto escolar. Entretanto, não é isso que acontece, visto que, os professores não abordam essa temática de forma dinâmica, de maneira que prenda a atenção dos alunos, pelo contrário, o método de abordagem é falho porque é muito teórico, esquecendo-se do principal que é a prática.
Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de combater essa pedagogia estagnada. Sendo assim, o Ministério da Educação deve investir na educação ambiental no contexto escolar, buscando selecionar professores cada vez mais qualificados e capacitados para exercer a função, na qual eles devem adotar métodos de ensino mais dinâmicos através de projetos de preservação do meio ambiente e com aulas de campo para maior contato com a natureza. Assim, a educação estará sendo efetiva de maneira a formar cidadãos mais proativos e com a uma consciência ambiental elevada. Dessa forma, o cantor Michael Jackson de orgulharia de uma humanidade que se preocupa com o único planeta conhecido por hospedar vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.