Em primeiro lugar, vale ressaltar que o agronegócio nacional é responsável pela maior parte do consumo de água no país, tendo assim, contribuição majoritária no que tange o gasto exagerado desse bem. De acordo com Jeremy Bentham, filósofo da escola de Frankfurt, a ética que deveria vigorar na sociedade seria a utilitarista, a qual objetiva sempre ações que produzam o máximo de bem-estar geral. Tal princípio, destoa totalmente da realidade brasileira, haja vista que ao utilizar os recursos hídricos de maneira inescrupulosa, o único bem estar levado em consideração é o dos grandes latifundiários, buscando unicamente a maximização de seus lucros. Dessa maneira, é inevitável que as consequências negativas sejam sentidas pela população.
Em segundo lugar, é de suma importância evidenciar que algumas regiões do país são assoladas mais intensamente com a escassez de água, do que outras. O Nordeste, por exemplo, em virtude de seu clima semiárido – no qual há apenas cerca de 3 meses chuvosos por ano – enfrenta situações oriundas do desprovimento hídrico, como a grande dificuldade do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. Nesse sentido, a passividade estatal é notadamente um agravador da situação, uma vez que não há mobilização necessária para mitigar essa problemática.
Portanto, urgem medidas para mudar a atual conjuntura da crise no abastecimento hídrico do Brasil. O Poder Legislativo deve estabelecer multas voltadas para o setor do agronegócio, por meio da criação de um projeto de lei que especifique um valor sobre cada litro de água desperdiçado. Por conseguinte, o capital obtido com essa penalidade deverá ser destinado ao investimento em regiões mais afetadas pela escassez do bem público, com a finalidade de atenuar as consequências desse entrave, considerando que não há como alterar suas condições morfoclimáticas. Assim sendo, espera-se que situações como a do personagem Fabiano passem a ocupar apenas o contexto de obras literárias.
@Jaklyni , poderia corrigir por gentileza?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.