Em primeira instância, cabe ressaltar que de o sociólogo Émile Durkheim afirma, em seus inúmero estudos, que o poder público se responsabiliza pelo gerenciamento das questões que envolvam a coletividade estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. Entretanto, a perspectiva adotada pelo estudioso se manteve em plano teórico, tendo em vista que as pessoas portadoras de deficiência não possuem seus direitos resguardados pelo Estado, pois é perceptível como a acessibilidade, nos estabelecimentos públicos e privados, é precária, pois não há as devidas modificações necessárias para para que possa haver um bom aproveitamento para os deficientes físicos, por exemplo. Desse modo, apesar desse problema ser notório, o Poder estatal é negligente nesse quesito, que ignora os fatos e os repete. Logo, essa negligência representa uma das causas do problema.
Ademais, é importante salientar como o grupo social é ignorante acima das necessidades específicas dessa parte da população. Na série "Atypical" ilustra o que foi dito, visto que Sam, um jovem portador de autismo, que deseja ter uma vida "comum", enfrenta batalhas diárias na escola, pois o personagem é submetido a situações de extrema humilhação, somente pelo fato de ser diferente dos outros alunos, que não compreendem e não fazem questão de tentar entender, suas necessidades específicas. Nesse sentido, a ficcão pode ser relacionada ao Brasil, pois grande taxa da população não se interessa por questões que envolvem a problemática, o que ocasiona na exclusão dessas pessoas dentro do meio social, dificultando consequentemente, em diversas áreas da vida. A partir desse ponto de vista, percebe-se que a mídia citada retrata a consequência da questão abordada.
Portanto, entende-se, diante do exposto, a real necessidade de que o Ministério da Justiça, órgão responsável por representar os interesses da sociedade, punir os estabelecimentos que não garantem a acessibilidade, por meio da criação de novas leis que possibilitem a realização dessa punição, a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiência. Dessa forma, essa importante questão pode ser solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.