Por SophiaLS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44914
De acordo com a constituição de 1988, todo brasileiro tem direito à cultura. Entretanto, muitas vezes, o acesso a este recurso, que pode mudar vidas sociais, é limitado. Nesse sentido, percebe-se o problema do difícil acesso e da mentalidade da população.
Em primeiro plano, é evidente que poucas pessoas conseguem desfrutar da arte. Segundo Thomas Wolfe, a cultura é a arte elevada a um conjunto de crenças. Ou seja, homens e mulheres de todas religiões e raças deveriam poder aproveitá-la. Porém ,isso não é visto na realidade, quando, muitas vezes, somente pessoas da elite conseguem presenciar uma peça teatral, uma orquestra ou um museu de arte. A desigualdade de classes impacta diretamente nesse aspecto.
Por conseguinte, o pensamento que muitos tem sobre a arte impossibilita-os de prová-la. De acordo com Elaine Sekimura :" Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade". Contudo, é comum jovens e adultos não lerem, mesmo nunca tendo tido essa experiência. A indiferença e a preguiça prevalecem em pessoas que não tem o hábito da leitura, infelizmente, não sabem o que as páginas de um livro tem para oferecer.
Portanto, urge a necessidade de soluções para essas problemáticas. O Ministério da Educação(Mec), por meio de escolas e faculdades, deve criar o programa "Arte e Cultura Digital", a fim de conscientizar a população sobre a Arte. Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita. Assim, o caminho para utilização da arte para transformação social estará livre.

@Geralcinoj
@GlendaMorais
Podem corrigir, por favor?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44924
OBSERVAÇÃO: Sua redação está muito pequena para uma redação modelo Enem.

Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

De acordo com a constituição de 1988, todo brasileiro tem direito à cultura. Entretanto, muitas vezes, o acesso a este recurso, que pode mudar vidas sociais, é limitado. Nesse sentido, percebe-se o problema do difícil acesso e da mentalidade da população.( Boa, contextualiza, apresenta o tema e a tese. Só aconselho a fazer uma contextualização mais elaborada!)

Em primeiro plano, é evidente que poucas pessoas conseguem desfrutar da arte. Segundo Thomas Wolfe, a cultura é a arte elevada a um conjunto de crenças. Ou seja, homens e mulheres de todas religiões e raças deveriam poder aproveitá-la. Porém ,isso não é visto na realidade, quando, muitas vezes, somente pessoas da elite conseguem presenciar uma peça teatral, uma orquestra ou um museu de arte. ( Faltou o termo coesivo!)A desigualdade de classes impacta diretamente nesse aspecto.( Nesse desenvolvimento sua argumentação ficou rasa e superficial. Aconselho elaborar melhor suas ideias!)

Por conseguinte, o pensamento que muitos tem (têm)sobre a arte impossibilita-os de prová-la. De acordo com Elaine Sekimura :" Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade". Contudo, é comum jovens e adultos não lerem, mesmo nunca tendo tido essa experiência.( Faltou o termo coesivo!) A indiferença e a preguiça prevalecem em pessoas que não tem o hábito da leitura, infelizmente, não sabem o que as páginas de um livro tem para oferecer.( Nesse desenvolvimento digo o mesmo que o D1. Argumentação rasa e superficial. Faltou arrematar a tese!)

Portanto, urge a necessidade de soluções para essas problemáticas. ( Faltou o termo coesivo!)O Ministério da Educação(Mec)( Agente), por meio de escolas e faculdades(Meio), deve criar o programa "Arte e Cultura Digital"( Ação), a fim de conscientizar a população sobre a Arte( Finalidade). Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita.( Finalidade 2) Assim, o caminho para utilização da arte para transformação social estará livre.
(Conclusão incompleta! Falta o Detalhamento da proposta!)

Sua redação é boa, mas carece de aspectos relevantes. Estude termos coesivos, argumentação, arremtação de tese, tese e proposta de intervenção, ma saiba que gostei de sua escrita!
No mais, é só! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44925
:) Sua nota ficou 780!
Espero ter ajudado!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por SophiaLS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44929
GlendaMorais escreveu::) Sua nota ficou 780!
Espero ter ajudado!
Obrigada! Mas tenho algumas dúvida, é necessário usa o termo coesivo em todas as frases do texto?" Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita", essa frase tinha o objetivo de ser o detalhamento tem alguma forma que faça ela torna-se isso?
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44943
SophiaLS escreveu:
GlendaMorais escreveu::) Sua nota ficou 780!
Espero ter ajudado!
Obrigada! Mas tenho algumas dúvida, é necessário usa o termo coesivo em todas as frases do texto?" Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita", essa frase tinha o objetivo de ser o detalhamento tem alguma forma que faça ela torna-se isso?
Então , como eu leio muitas redações nota mil analiso que os termos coesivos se fazem necessários em todos os períodos para assim não perder a progressão de sentido do texto. Sobre a conclusão, acreditei seu uma segunda finalidade por você deixar bem claro#=" seria feita VISANDO [..]" tipo de termo no qual se reflete a finalidade. Mas se quiser posso mudar sua nota sem problemas e considerar como um Detalhamento da Finalidade!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por SophiaLS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44947
GlendaMorais escreveu:
SophiaLS escreveu:
GlendaMorais escreveu::) Sua nota ficou 780!
Espero ter ajudado!
Obrigada! Mas tenho algumas dúvida, é necessário usa o termo coesivo em todas as frases do texto?" Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita", essa frase tinha o objetivo de ser o detalhamento tem alguma forma que faça ela torna-se isso?
Então , como eu leio muitas redações nota mil analiso que os termos coesivos se fazem necessários em todos os sentidos para assim não perder a rpogressão de sentido do texto. Sobre a ocnclusão, acreditei seu uma segunda finalidade por você deixar bem clarp#=" seria feita VISANDO [..]" tipo de termo no qual se reflete a finalidade. Mas se quiser posso mudar sua nota sem problemas e considerar como um Detalhamento da Finalidade!
Detalhamento da Finalidade? O que é isso? "Essa AÇÃO seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita." eu tinha o objetivo disso ser o detalhamento da proposta da ação mesmo. Se não for gostaria de saber quais alterações deveriam ser feitas para torná-la isso. Porque o detalhamento dá 40 pontos na C5.
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44960
SophiaLS escreveu:
GlendaMorais escreveu:
SophiaLS escreveu: Obrigada! Mas tenho algumas dúvida, é necessário usa o termo coesivo em todas as frases do texto?" Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita", essa frase tinha o objetivo de ser o detalhamento tem alguma forma que faça ela torna-se isso?
Então , como eu leio muitas redações nota mil analiso que os termos coesivos se fazem necessários em todos os sentidos para assim não perder a rpogressão de sentido do texto. Sobre a ocnclusão, acreditei seu uma segunda finalidade por você deixar bem clarp#=" seria feita VISANDO [..]" tipo de termo no qual se reflete a finalidade. Mas se quiser posso mudar sua nota sem problemas e considerar como um Detalhamento da Finalidade!
Detalhamento da Finalidade? O que é isso? "Essa AÇÃO seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita." eu tinha o objetivo disso ser o detalhamento da proposta da ação mesmo. Se não for gostaria de saber quais alterações deveriam ser feitas para torná-la isso. Porque o detalhamento dá 40 pontos na C5.
Meu anjo! Quando você escreve " Essa ação seria VISANDO disponibilizar{..] você está dizendo a finalidade. Perceba que o mesmo que eu escrever : Essa ação tem a finalidade de disponibilizar[..] entendeu? Como você escreveu a primeira finalidade eu considero essa como o Detalhamento da Finalidade. Porque na conclusão você pode detalhar QUALQUER item( ação, agente, meio e fnalidade) Espero que tenha entendido flor!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45006
Com base na correção e conversa que você teve com Glenda, eixarei alguns materiais como recomendação para te auxiliar nesses problemas.


Eu só achei estranho você destacar um formato de arquivo em específico (Pdf). :lol: Ficaria melhor ter falado eBook.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Por SophiaLS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45054
GlendaMorais escreveu:
SophiaLS escreveu:
GlendaMorais escreveu: Então , como eu leio muitas redações nota mil analiso que os termos coesivos se fazem necessários em todos os sentidos para assim não perder a rpogressão de sentido do texto. Sobre a ocnclusão, acreditei seu uma segunda finalidade por você deixar bem clarp#=" seria feita VISANDO [..]" tipo de termo no qual se reflete a finalidade. Mas se quiser posso mudar sua nota sem problemas e considerar como um Detalhamento da Finalidade!
Detalhamento da Finalidade? O que é isso? "Essa AÇÃO seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita." eu tinha o objetivo disso ser o detalhamento da proposta da ação mesmo. Se não for gostaria de saber quais alterações deveriam ser feitas para torná-la isso. Porque o detalhamento dá 40 pontos na C5.
Meu anjo! Quando você escreve " Essa ação seria VISANDO disponibilizar{..] você está dizendo a finalidade. Perceba que o mesmo que eu escrever : Essa ação tem a finalidade de disponibilizar[..] entendeu? Como você escreveu a primeira finalidade eu considero essa como o Detalhamento da Finalidade. Porque na conclusão você pode detalhar QUALQUER item( ação, agente, meio e fnalidade) Espero que tenha entendido flor!


Ah sim!!! Muito obrigada. Pode considerar como detalhamento da finalidade.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
391 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
35 Exibições
por filipediasx
0 Respostas 
24 Exibições
por filipediasx
0 Respostas 
3562 Exibições
por Nie
0 Respostas 
26022 Exibições
por Nie
0 Respostas 
14112 Exibições
por mari101
0 Respostas 
2390 Exibições
por Maiara1000
0 Respostas 
1316 Exibições
por Ericjosee
0 Respostas 
863 Exibições
por kellybmsj
0 Respostas 
530 Exibições
por Laraf65
O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM