Por Ahsokatano
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Consoante o filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau " O homem nasce livre , e , em toda parte encontra-se acorrentado ". A partir dessa ideia , infere-se que apesar do ser humano possuir livre arbítrio , na atualidade essa conduta de aprisionamento tem exercido influxo no comportamento do indivíduo , tal como a desigualdade de recursos hídricos no Brasil. Nesse sentido, esta problematica pode ser ocasionada por problemas ambientais e acarretar desigualdade ao acesso.
Pode-se dizer que o desmatamento provocado por ação humana é um fator importante na persistência da crise. A retirada abundante da flora , principalmente da Floresta Amazônica, influencia majoritariamente na formação das chuvas destribuidas pelo território nacional. Estas, são responsáveis pela manutenção do nivelamento dos rios ,lagos e nascentes que abastecem as casas da região . Além disso, a água da chuva pode ser reproveitada para limpeza e outros recursos , assim estimulando um consumo consciente.
Outrossim , meios como periferias e zonas rurais tem maior dificuldade ao acesso à rede hídrica , gerando um processo que exclusão social .Visto que os grandes centros urbanos recebem relagias como infraestrutura e manutenção de qualidade das empresas. Com isso, carece a necessidade básica a estas regiões com menor alcance , tais como água para higiene pessoal e alimentação. Para finalizar , é notório que estes fatores andam em direção a um problema social agravado.
Em síntese ,deve-se tomar medidas para coibir a crise no abastecimento de água .Dessa forma ,faz-se necessário que o Ministério do Meio Ambiente e suas secretarias promovam , por meio de verbas governamentais , maior fiscalização para que não ocorra desmatamento ilegal e privilégios somente nas grances cidades . Em outra vez ,pode-se ascender projetos de resflorestamento em massa , sendo assim será possível observar o efetivamento do pensamento de Rousseau e construir uma nação mais livre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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