É de conhecimento geral que a ciência avança constantemente em todas as áreas do conhecimento e sempre está a fazer novas descobertas, que vão de teses puramente teóricas a experimentos como os das células tronco. Apesar dos aspectos positivos e dos bons resultados, deve-se sempre indagar até que ponto a ciência é capaz de ir, sem se preocupar com a ética e a valorização da vida humana enquanto uma responsabilidade social.
De acordo com o físico teórico estadunidense Michio kaku, a ciência é uma espada de dois gumes, uma parte da espada poderia reduzir a pobreza, as doenças e trazer mais democracia, mas o outro lado da espada poderia reduzir a humanidade as forças da escuridão, ou seja, se a ciência não respeitar a integridade do ser humano e sua sensibilidade, reduzindo o ser a “mero” objeto de estudo, ultrapassando os limites, desrespeitando os direitos humanos, se terá como fruto uma sociedade insensível e desumana, reduzida a experiências e desprovida de benevolência.
Em virtude do raciocínio exposto, evidencia-se que a ciência precisa ser guiada pela benevolência ao ser humano, sem deixar seu rigor e objetividade, por isso é necessário que as grandes empresas como a Financiadora de Estudos e Projetos ( FINEP) que financiam os estudos científicos se comprometam em proteger a dignidade humana fiscalizando frequentemente e rigorosamente as pesquisas e os experimentos que estão sendo desenvolvidas e semanalmente sejam elaborados relatórios que descrevam os resultados de forma minuciosa explicando se os métodos respeitam o ser humano, é também necessário que o poder legislativo crie uma lei que puna severamente os indivíduos que usam irresponsavelmente a ciência para ferir a integralidade do ser, fugindo da ética inerente a profissão, com reclusão ou prestação de serviços comunitários a depender do grau de infração.
Corrijam por favor, ficarei muito grata, desde já meu muito obrigada !!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.