Em primeira análise, vale ressaltar o governo como uma das principais barreiras para a resolução do impasse. De acordo com a declaração de Chapultepec, ‘’...toda a pessoa tem o direito de buscar e receber informações…’’. Entretanto, segundo o site ‘’Repórteres sem fronteiras’’ na qual fazem um ranking de índice de liberdade de imprensa, o brasil é apresentado na posição 107 dos 180 países apresentados (Quanto maior a posição, menos liberdade de imprensa). Verifica-se portanto, o controle do estado pelos dados divulgados da imprensa e a ineficiência da declaração de Chapultepec.
Ademais, destaca-se a violência contra os jornalistas no Brasil. Afirma o ‘’ABI’’ (Associação Brasileira de Imprensa), que entre 2017 e 2018 houve um aumento na agressão de jornalistas em 36,7%. A partir disso, percebe-se que a própria nação impede o direito de livre expressão, visto que toda essa fúria só torna ainda mais complicado a função do jornalismo no Brasil. Inquestionavelmente são necessárias mudanças na sociedade para a resolução da problemática.
Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo controle da mídia no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério da Comunicação em conjunto com o Governo Federal por meio do seu poder, elaborar leis mais efetivas no quesito liberdade de mídia. Além disso, urge o Ministério da Educação através de centros psiquiátricos e escolas, ensinar a população sobre o respeito ao próximo e os direitos de conhecer e compartilhar informações. Assim, assegurar a democracia na tv e nos demais meios de comunicação deixará de ser uma dificuldade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.