Por jvmazola08
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44399
Durante a época do nazismo, Hitler usava do seu poder para controlar a televisão e outros meios de comunicação para enganar o povo. Embora já faça décadas do final do nazismo, ainda existe hodiernamente no Brasil o domínio parcial das ferramentas midiáticas, impossibilitando a população do seu direito de conhecimento. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

Em primeira análise, vale ressaltar o governo como uma das principais barreiras para a resolução do impasse. De acordo com a declaração de Chapultepec, ‘’...toda a pessoa tem o direito de buscar e receber informações…’’. Entretanto, segundo o site ‘’Repórteres sem fronteiras’’ na qual fazem um ranking de índice de liberdade de imprensa, o brasil é apresentado na posição 107 dos 180 países apresentados (Quanto maior a posição, menos liberdade de imprensa). Verifica-se portanto, o controle do estado pelos dados divulgados da imprensa e a ineficiência da declaração de Chapultepec.

Ademais, destaca-se a violência contra os jornalistas no Brasil. Afirma o ‘’ABI’’ (Associação Brasileira de Imprensa), que entre 2017 e 2018 houve um aumento na agressão de jornalistas em 36,7%. A partir disso, percebe-se que a própria nação impede o direito de livre expressão, visto que toda essa fúria só torna ainda mais complicado a função do jornalismo no Brasil. Inquestionavelmente são necessárias mudanças na sociedade para a resolução da problemática.

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo controle da mídia no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério da Comunicação em conjunto com o Governo Federal por meio do seu poder, elaborar leis mais efetivas no quesito liberdade de mídia. Além disso, urge o Ministério da Educação através de centros psiquiátricos e escolas, ensinar a população sobre o respeito ao próximo e os direitos de conhecer e compartilhar informações. Assim, assegurar a democracia na tv e nos demais meios de comunicação deixará de ser uma dificuldade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44534
CORREÇÃO (X)

Durante a época do nazismo, Hitler usava do seu poder para controlar a televisão e outros meios de comunicação para enganar o povo(1). Embora já faça décadas do final do nazismo, ainda existe hodiernamente no Brasil o domínio parcial das ferramentas midiáticas, impossibilitando(3) a população do seu direito de conhecimento. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

Em primeira análise, vale ressaltar o governo como uma das principais barreiras para a resolução do impasse. De acordo com a declaração de Chapultepec, ‘’...toda a pessoa tem o direito de buscar e receber informações…’’. Entretanto, segundo o site ‘’Repórteres sem fronteiras’’,(5) na qual fazem um ranking de índice de liberdade de imprensa, o brasil é apresentado na posição 107 dos 180 países apresentados (Quanto maior a posição, menos liberdade de imprensa). Verifica-se,(6) portanto, o controle do estado pelos dados divulgados da imprensa e a ineficiência da declaração de Chapultepec.

Ademais, destaca-se a violência contra os jornalistas no Brasil(8). Afirma o ‘’ABI’’ (Associação Brasileira de Imprensa), que entre 2017 e 2018 houve um aumento na agressão de jornalistas em 36,7%. A partir disso, percebe-se que a própria nação impede o direito de livre expressão, visto que toda essa fúria só torna ainda mais complicado a função do jornalismo no Brasil. Inquestionavelmente são necessárias mudanças na sociedade para a resolução da problemática.(9)

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo controle da mídia no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério da Comunicação,(5) em conjunto com o Governo Federal por meio do seu poder, elaborar leis mais efetivas no quesito liberdade de mídia. Além disso, urge o Ministério da Educação através de centros psiquiátricos e escolas, ensinarem a população sobre o respeito ao próximo e os direitos de conhecer e compartilhar informações. Assim, assegurar a democracia na tv(11) e nos demais meios de comunicação deixará de ser uma dificuldade.

Observações:
(1)-A contextualização está ok, porém a sensação que tenho é que faltou falar mais do modo como ele enganava o povo.
(2)-O seu tema fala sobre a televisão, mas você não fala dela na introdução. Lembre-se que o tema deve estar na introdução. Você abrangeu o tema para mídia. Isso resulta na fuga do tema.
(3)-Evite o gerúndio com algum pronome relativo. Ex.: ..., o que impossibilita...
(4)-Faltou as causas ou soluções que serão trabalhadas nos desenvolvimentos. Não é obrigatório, todavia a estrutura da redação fica melhor.
(5)-Adjunto com mais de três palavras precisa ser isolado por vírgulas.
(6)-Essa conjunção está intercalada, é preciso, portanto, está isolada entre vírgulas.
(7)-Não precisava apresentar dois repertórios para provar o que você está falando. A redação do Enem não é uma dissertação. Lembre-se que a sua argumentação que é a prioridade.
(8)-Você foi muito breve aqui. O que senti falta foi deixar claro que o que você está falando aqui é um problema.
(9)-Que problemática? É preciso retomar o sujeito, porque aqui já é outro período.
(10)Eu posso estar errado, mas esses seus repertórios estão muito objetivos. Parece até que você está utilizando o auxílio da internet. Atente-se a isso, porque no dia do Enem você não terá esse privilégio. Deixo claro novamente que posso estar equivocado.
(11)-Aqui você poderia ter utilizado o termo "televisão" para criar uma conexão com o tema de maneira expressiva.
(12)-Faltou alguns elementos da conclusão.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44609
@jvmazola08, oi!
Como o Geralcino já fez algumas observações, eu irei apenas complementar a correção dele, ok?!

Durante a época do nazismo, Hitler usava do seu poder para controlar a televisão e outros meios de comunicação para enganar o povo. Embora já faça décadas do final do nazismo, ainda existe hodiernamente no Brasil o domínio parcial das ferramentas midiáticas, impossibilitando a população do seu direito de conhecimento. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
PS: Poderia contextualizar melhor e falar diretamente sobre a TV, como o Geralcino disse.

Em primeira análise, vale ressaltar o governo como uma das principais barreiras para a resolução do impasse. De acordo com a declaração de Chapultepec, ‘’...toda a pessoa tem o direito de buscar e receber informações…’’. (1) Entretanto, segundo o site ‘’Repórteres sem fronteiras’’ na o qual fazem faz um ranking de índice de liberdade de imprensa, o brasil é apresentado na posição 107 dos 180 países apresentados (Quanto maior a posição, menos menor a liberdade de imprensa)(2). Verifica-se portanto, o controle do estado pelos dados divulgados da imprensa e a ineficiência da declaração de Chapultepec.
(1) :arrow: Acho que caberia uma vírgula aqui, o trecho anterior ficou isolado e sem sentido.
(2) :arrow: Não use parênteses, é "deselegante", só utilize quando for colocar uma sigla. Ex: O Ministério da Educação e Cultura (MEC)
PS: Você se esqueceu da argumentação, colocou os repertórios mas não se posicionou sobre o assunto.


Ademais, destaca-se a violência contra os jornalistas no Brasil. Afirma(3) o ‘’ABI’’ (Associação Brasileira de Imprensa), que entre 2017 e 2018 houve um aumento na agressão de jornalistas em 36,7%. A partir disso, percebe-se que a própria nação impede o direito de livre expressão, visto que toda essa fúria só torna ainda mais complicado a função do jornalismo no Brasil. Inquestionavelmente são necessárias mudanças na sociedade para a resolução da problemática.
(3) :arrow: Poderia substituir isso por "De acordo com o..."
PS: Esse D2 ficou melhor que o D1, mas do mesmo jeito você ainda pode deixar isso melhor hein.

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo controle da mídia no Brasil (finalidade). Desse modo, cabe ao Ministério da Comunicação, em conjunto com o Governo Federal, (agente) por meio do seu poder (meio), elaborar leis mais efetivas no quesito liberdade de mídia (ação). Além disso, urge o Ministério da Educação, (agente) através de centros psiquiátricos e escolas (meio), ensinar ensine a população sobre o respeito ao próximo e os direitos de conhecer e compartilhar informações (ação). Assim, assegurar a democracia na tv e nos demais meios de comunicação deixará de ser uma dificuldade.
PS: Nenhuma das propostas tem o detalhamento. Como elaborar essas leis e torná-las mas efetivas? Como o MEC vai fazer a ação sugerida?
Uma dica, eu não sei se o "poder" pode servir como meio, eu irei considerar, mas tome cuidado com isso.


Tente desenvolver melhor a sua argumentação, cuidado com a gramática e com a C5.
Qualquer dúvida estou à disposição, bons estudos! :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por jvmazola08
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44854
@Geralcinoj, Sim, eu estava usando a internet pra pegar algumas informações. A questão é que já tentei cronometrar o meu tempo, mas quase nunca consigo finalizar no mesmo dia, sempre travo em alguma hora.
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44855
jvmazola08 escreveu:@Geralcinoj, Sim, eu estava usando a internet pra pegar algumas informações. A questão é que já tentei cronometrar o meu tempo, mas quase nunca consigo finalizar no mesmo dia, sempre travo em alguma hora.
É normal. A prática de redigir fará diminuir o tempo e conciliar melhor as suas ideias melhor. A única coisa que tenho a falar para evitar esses casos é escrever constantemente.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Por jvmazola08
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44857
@Geralcinoj, Sobre o desenvolvimento, eu deveria ter colocado o dado apenas no 2 parágrafo e apontar o meu posicionamento no 3?
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44870
jvmazola08 escreveu:@Geralcinoj, Sobre o desenvolvimento, eu deveria ter colocado o dado apenas no 2 parágrafo e apontar o meu posicionamento no 3?
Não. O primeiro desenvolvimento e segundo possuem a mesma estrutura. Isso significa que eles são iguais. O que você precisa fazer é problematizar o que é falado no tema em duas teses e falar uma em cada desenvolvimento.
Imagina que o tema é sobre o impacto dos carros na sociedade. Você pode falar que ele é positivo para a sociedade por aumentar a mobilidade dos cidadãos no primeiro desenvolvimento e no segundo, falar que eles são um grande expoente de emissores de gases poluentes na atmosfera. Aí você vai ter que apresentar algum dado científico que comprove o que você fala para os dois e desenvolver o que você acha em seguida.
Conseguiu entender? Se ainda tem dúvida ou possui outras dúvidas pode me perguntar a vontade, certo? :mrgreen:

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
14 Exibições
por mariazuos
0 Respostas 
93 Exibições
por Rutemarise31
2 Respostas 
214 Exibições
por jinniearts
3 Respostas 
155 Exibições
por lais458
0 Respostas 
165 Exibições
por Sam76
1 Respostas 
206 Exibições
por Askimwz
0 Respostas 
68 Exibições
por Evelynjunho
3 Respostas 
200 Exibições
por Moon199
O Esporte como ferramenta de inclusão social
por Igor27    - In: Outros temas
0 Respostas 
169 Exibições
por Igor27
0 Respostas 
124 Exibições
por beaspagliani

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM