Por ThianeSilva
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O uso do tabaco está presente na história da sociedade pelo menos desde o século XV, tendo sido, ao longo do tempo, consumido de diferentes formas. Entretanto, o uso excessivo do tabaco, acarreta problemas de saúde. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Precipuamente, a nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros) é a droga que causa dependência. Essa substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. De acordo com os dados do Vigitel/2019, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,8%, sendo 12,3 % entre homens e 7,7 % entre mulheres.
Faz-se mister, salientar que o tabagismo é uma doença que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.
Cabe, portanto, ao Governo Federal e o Ministério da Saúde criar campanhas de conscientização, fornecer apoio psicológico e psiquiátrico gratuito nos postos de atenção básica para auxiliar no combate ao tabagismo. Cabe também à comunidade criar reuniões e grupos de apoio que possam ajudar aos que querem se livrar desse vício, mas não têm condições financeiras para se tratarem em uma clínica de reabilitação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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