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Por meds7
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#44812
Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt em "A banalização do mal", o pior mal é aquele visto como corriqueiro e cotidiano. Sob essa ótica, ao observar-se a corrupção diária vivida pelos brasileiros, percebe-se que o pensamento de Hannah é constatado tanto na teoria quanto na prática e a problemática segue intrínseca à realidade do país. Nesse sentido convém uma análise de como o famoso "jeitinho brasileiro" colabora para o impasse.
É válido, de início, destacar que, por um viés político, a corrupção é algo cotidiano para os brasileiros. Dessa maneira, o "jeitinho brasileiro" perde uma fundamental relevância, tornando aceitável ações corruptas como fraude de documentação, subornos e outras coisas mais. Desse ângulo, o pensamento Arendtiano atesta uma realidade preocupante, onde uma parcela substancial da população é conivente à clandestinidade. Não há como negar, portanto, que ilegalidades vistas como atos banais são comuns no dia a dia do brasileiro que, em contrapartida sentencia a corrupção vivenciada em âmbito público.
Soma-se a isso a pouca fiscalização realizada pelo estado, sendo comumente encontrados anúncios propondo a resolução de situações como habilitação suspensa ou até mesmo compra de diplomas para participação de concursos públicos. Nesse contexto, é oportuno resgatar o que nos é dito Na Teoria do Caos: "As pequenas ações no presente podem implicar em uma grande mudança de âmbito muito maior no futuro", afinal, grandes delitos tem seu início com "pequenas ilegalidades" visando o lucro próprio de quem os comete.
Portanto, o problema é um fato real que exige atenção e atitude de todos. Logo, cabe ao cidadão brasileiro atentar-se e agir mediante a essas ações fraudulentas, por meio de denúncias e a conscientização da nação a fim de que o famoso "jeitinho brasileiro" seja superado, dando espaço a uma sociedade mais justa e com mérito próprio para cobrar e fiscalizar o seu estado. Somente assim pode-se caminhar em direção a uma realidade onde o pensamento Arendtiano não se concretize com louvor.

F r a n
M e d e i r o s
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por 3m1ly
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#44843
1.Introdução
Contextualização: foi ótima
Posicionamento: você falou qual a visão de Hannah, porém não disse o seu, em suma, deveria ter dito se o "jeitinho brasileiro" está sendo discutido ou não.
Bases argumentativas: ficaram meio confuso, não dar para identificar. Você diz "analisar" e "problemática" essas palavras indicam que você iria dizer as bases da sua argumentação, porém elas foram colocadas de forma superficial.

Desenvolvimento 1
1. Tópico-frasal: você não colocou nenhum conectivo, além de não dizer o assunto que seria argumentado nesse parágrafo.
2. Ampliação
A. Referência: pensamento Arendtiano, gostei muito desta referência, seu repertório é incrível.
B. Argumento: embora não tenha um tópico-frasal é possível notar o assunto principal, que seria a corrupção do cotidiano.

Desenvolvimento 2
1. Tópico-frasal: existe uma conexão entre os parágrafos, nesse parágrafo o tópico-frasal existe. Que é a pouco fiscalização
2. Ampliação
A. Referência: Teoria do caos, foi muito bem colocado.
B. Argumento: Na minha perspectiva, não tem nenhum problema.

Conclusão
Agente: cidadão brasileiro
Detalhamento: Você disse denúncias e conscientização da nação, mas não falou por que meio de comunicação essas denúncias seriam feitas e nem como seria feita essa conscientização.
Finalidade: Está ok.

Bônus
Gostei muito da forma que você desenvolve as suas ideais, mas só precisa atentar a esses detalhes que você vai arrasar nas suas redações, caso exista algum erro na minha correção, peço lhe desculpa, mas espero ter ajudado =).

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por meds7
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#44871
@3m1ly, obrigada pela correção, me ajudou muito! Vou me atentar mais a esses detalhes 🥰

F r a n
M e d e i r o s
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