É válido, de início, destacar que, por um viés político, a corrupção é algo cotidiano para os brasileiros. Dessa maneira, o "jeitinho brasileiro" perde uma fundamental relevância, tornando aceitável ações corruptas como fraude de documentação, subornos e outras coisas mais. Desse ângulo, o pensamento Arendtiano atesta uma realidade preocupante, onde uma parcela substancial da população é conivente à clandestinidade. Não há como negar, portanto, que ilegalidades vistas como atos banais são comuns no dia a dia do brasileiro que, em contrapartida sentencia a corrupção vivenciada em âmbito público.
Soma-se a isso a pouca fiscalização realizada pelo estado, sendo comumente encontrados anúncios propondo a resolução de situações como habilitação suspensa ou até mesmo compra de diplomas para participação de concursos públicos. Nesse contexto, é oportuno resgatar o que nos é dito Na Teoria do Caos: "As pequenas ações no presente podem implicar em uma grande mudança de âmbito muito maior no futuro", afinal, grandes delitos tem seu início com "pequenas ilegalidades" visando o lucro próprio de quem os comete.
Portanto, o problema é um fato real que exige atenção e atitude de todos. Logo, cabe ao cidadão brasileiro atentar-se e agir mediante a essas ações fraudulentas, por meio de denúncias e a conscientização da nação a fim de que o famoso "jeitinho brasileiro" seja superado, dando espaço a uma sociedade mais justa e com mérito próprio para cobrar e fiscalizar o seu estado. Somente assim pode-se caminhar em direção a uma realidade onde o pensamento Arendtiano não se concretize com louvor.
M e d e i r o s
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.