Avatar do usuário
Por ahyesterday
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44596
No livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa migra para o Rio de Janeiro e enfrenta o preconceito por seu sotaque alagoano. Nesse sentido, torna-se perceptível que ficção e realidade fundem-se, uma vez que não é incomum deparar-se com casos de discriminação linguística no cotidiano nacional. Dessa forma, cabe discutir os efeitos dessa problemática no Brasil.

Em primeiro plano, sabe-se que há valorização de determinados sotaques no país em detrimento de outros, fator potencializado por eventos como o Congresso de Língua Falada em 1956, que determinou o dialeto carioca como oficial. Isso ocorre devido a normalização do modo de falar no eixo Centro-Sul pela mídia, enquanto estereotipa os do Norte e do Nordeste, por uma visão xenofóbica que considera essas regiões como menos prestigiadas. Consequentemente, pode-se observar, pela baixa representatividade da diversidade linguística, a construção da hierarquização de dialetos e o fortalecimento do preconceito.

Outrossim, é perceptível que a discriminação linguística é uma potencializadora da exclusão social. Tal afirmativa justifica-se, haja vista que aqueles que são provenientes de locais vistos como menos prestigiados recebem tratamento desigual perante a sociedade, vítimas de preconceito por sua maneira de se comunicar. Com isso, pode-se afirmar que nesse aspecto há o desrespeito à Constituição, já que a Carta Magna afirma que ninguém poderá ser submetido a um tratamento desumano ou degradante, contribuindo para o estabelecimento da desigualdade entre os sujeitos em território nacional.

Depreende-se, portanto, que o preconceito linguístico é uma problemática que necessita de medidas enérgicas de solução. Para tal, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais, promova nas escolas o respeito às variações de comunicação. Isso deve ocorrer por meio de aulas em que os professores ensinem aos alunos sobre a existência de dialetos de todo o país e que a discriminação desse gênero é inaceitável. Com tais medidas, objetiva-se o fim desse fenômeno que limita as diversas formas de se expressar na língua portuguesa. Sob tal perspectiva, é possível que as macabéas de todo o Brasil não sofram mais com esse preconceito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44734
ahyesterday escreveu:@GlendaMorais @Jeniffeeee Boa tarde :) Alguém poderia corrigir, quando tiver tempo? obrigada
@GlendaMorais
@Jeniffeeee ;)
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44735
Assim que possível! :D
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44761
CORREÇÃO (X)

No livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa migra para o Rio de Janeiro e enfrenta o preconceito por seu sotaque alagoano. Nesse sentido, torna-se perceptível que ficção e realidade fundem-se, uma vez que não é incomum se deparar(1) com casos de discriminação linguística no cotidiano nacional. Dessa forma, cabe discutir os efeitos dessa problemática no Brasil.(2)

Em primeiro plano, sabe-se que há valorização de determinados sotaques no país em detrimento de outros, fator potencializado por eventos como o Congresso de Língua Falada em 1956, que determinou o dialeto carioca como oficial(3). Isso ocorre devido a normalização do modo de falar no eixo Centro-Sul pela mídia, enquanto estereotipa os do Norte e do Nordeste, por uma visão xenofóbica(4) que considera essas regiões como menos prestigiadas. Consequentemente, pode-se observar, pela baixa representatividade da diversidade linguística, a construção da hierarquização de dialetos e o fortalecimento do preconceito.

Outrossim, é perceptível que a discriminação linguística é uma potencializadora da(5) exclusão social. Tal afirmativa justifica-se, haja vista que aqueles que são provenientes de locais vistos como menos prestigiados recebem tratamento desigual perante a sociedade, vítimas de preconceito por sua maneira de se comunicar. Com isso, pode-se afirmar que nesse aspecto há o desrespeito à Constituição, já que a Carta Magna afirma que ninguém poderá ser submetido a um tratamento desumano ou degradante, contribuindo para o estabelecimento da desigualdade entre os sujeitos em território nacional.

Depreende-se, portanto, que o preconceito linguístico é uma problemática que necessita de medidas enérgicas(7) de solução. Para tal, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais, promova nas escolas o respeito às variações de comunicação. Isso deve ocorrer por meio de aulas em que os professores ensinem aos alunos sobre a existência de dialetos de todo o país e que a discriminação desse gênero é inaceitável. Com tais medidas, objetiva-se o fim desse fenômeno que limita as diversas formas de se expressar na língua portuguesa. Sob tal perspectiva, é possível que as macabéas de todo o Brasil não sofram mais com esse preconceito.

Observações:
(1)-Não há justificativa do uso da ênclise.
(2)-Não é obrigatório, mas ficaria melhor a estrutura da introdução se fosse apresentado as causas que são/serão trabalhadas nos desenvolvimentos.
(3)-Recomendo que não junte dois elementos do desenvolvimento no mesmo período. Primeiro apresente qual é o problema e em seguida, em outro período, apresente o seu repertório.
(4)-Xenofobia? Deixo uma definição sobre isso do Wikipédia:
*Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.
:!: (4)-A palavra etnocêntrico encaixa melhor
(5)-Você flexionou muito a palavra "potencializar". É arriscado fazer isso. O ideal seria simplesmente escrever: ...potencializa a exclusão social.
(6)-Você trouxe a mesma narrativa no segundo desenvolvimento. É como ter falado a mesma coisa com outras palavras. Fale de problemas divergentes. Pode ser específico, não tem problema.
(7)-Linguagem coloquial.
(8)-A sua proposta de intervenção está dividida em vários períodos sem necessidade (Justaposição). Isso já torna impossível tirar 200 na competência 1.
(9)-Eu só não vi o detalhamento evidente. Parece que ele está no meio ou não possui. Vou considerar que tenha.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por ahyesterday
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44816
@Geralcinoj, Obrigada :) Não acho que você seguiu muito bem o critério de correção do ENEM, mas agradeço o esforço
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44822
ahyesterday escreveu:@Geralcinoj, Obrigada :) Não acho que você seguiu muito bem o critério de correção do ENEM, mas agradeço o esforço
Eu usei sim! Eu até fui revisar alguns aspectos da sua redação no manual do corretor antes de falar. Eu só acho que fui bastante radical na observação (6). Você poderia falar o que discorda do que falei? Talvez eu realmente não esteja utilizando o critério de correção do Enem e quero saber o que você pensa para formular melhor o que você falou.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
61 Exibições
por Miifontess
1 Respostas 
85 Exibições
por Furkinha
0 Respostas 
93 Exibições
por assis
0 Respostas 
147 Exibições
por maydutra
PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL 》 🗣
por Eviih    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por Eviih
1 Respostas 
120 Exibições
por StudiMaris
0 Respostas 
65 Exibições
por Anjuh3111
0 Respostas 
78 Exibições
por najulhia5
2 Respostas 
159 Exibições
por Vitorialsx
0 Respostas 
105 Exibições
por Elizama08

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM