Em primeira análise, o engarrafamento de carros favorece a dificuldade de se locomover, principalmente nas grandes metrópoles. Nessa perspectiva, a matéria da "Globo" expõe que o paulistano pode passar até 45 dias no trânsito por ano. É perceptível, portanto, que além disso diminuir a qualidade de vida dos cidadãos, pode ser causador de brigas de trânsito, maiores índices de acidentes e atrasos de compromissos importantes, como chegar no trabalho a tempo. Assim, a superlotação dos veículos motorizados nas ruas e estradas é um problema que se destaca no cotidiano da maioria, porém, infelizmente, ainda é presente.
Outrossim, a constituição possui medidas eficientes para diminuir o trânsito, todavia não são atribuídas a realidade. Acerca disso, a Constituição Federal exige prioridade dos modos de transporte não motorizados e após o transporte público coletivo. Entretanto, a utilização de bicicleta e ônibus coletivo, por exemplo, se tornaram inconvenientes, já que não possuem incentivo governamental na construção de ciclovias e ambiente confortável de viajem, respectivamente, sendo também os meios mais sustentável de transporte, a comparar com o carro e essa atividade diminuiria o trânsito como consequência. Prova-se preciso, então, seguir o proposto da constituição a fim de melhorar o ambiente das cidades.
Logo, é imprescindível diminuir esses percalços da sociedade. Para tanto, é dever que o Governo Federal–o maior dos poderes executivos–, junto com a Câmara Municipal, na criação duma lei provisória nas capitais com maiores densidades de automóveis que irá eliminar o oligopólio da criação de transporte coletivo particular para assim iniciar a livre concorrência do mercado, o que diversificará o preço e a qualidade do serviço prestado. Sobre o transporte que a constituição prioriza, é mister todas as estradas e ruas do Brasil possuírem ciclovias. Com essa intervenção, assim, haverá alternativas que vão ter vantagens equivalentes sobre a mobilidade urbana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.