De início, vale ressaltar a negligência do Estado como fator potencializador do impasse. Sobre isso, segundo dados do INPE, as queimadas no Pantanal aumentaram 200% em 2020. Nessa perspectiva, fica notório que o poder público não está tomando as devidas ações para combater esses incêndios, pois não procura maneiras efetivas de parar quem os causa. Desse modo, as queimadas tendem a continuar em alta.
Ademais, é válido destacar que a sociedade também tem papel nocivo nessa adversidade. Acerca disso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever da sociedade preservar o meio ambiente para que este fique ecologicamente equilibrado. No entanto, não é o que se vê na realidade brasileira, em que agricultores usam queimadas como prática agrícola, já que estas apresentam baixo custo e garantem, dentre outras coisas, a fertilização do solo. Logo, é necessário discutir a respeito de tal situação.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar o aumento das queimadas no Brasil. Para isso, o Estado deve investir no combate a esses incêndios em todo o país. Isso deverá ser realizado por meio da colocação de fiscais ambientais nos biomas, especialmente no Pantanal e na floresta amazônica. Estes, deverão aplicar multas a cada pessoa que causar um fogaréu nesses ambientes. Assim, a triste realidade apresentada em "Fire Chasers" será drasticamente diminuída do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.