Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44665
A série “Black Mirror”, da “Netflix”, apresenta as consequências mais obscuras do uso da internet, a cada episódio é demonstrada uma realidade perigosa da modernidade tecnológica que a sociedade ainda desconhece. De fato, a tecnologia teve avanços extraordinários e isso incluiu a evolução e praticidade que a internet oferece para as pessoas. Com isso, o público está cada vez mais conectado as tecnologias, mas não as suas artimanhas. E por isso, é preciso considerar que o crescimento do mundo virtual aperfeiçoa ainda mais as limitações e restrições dos direitos de liberdade e privacidade, contribuindo com o acesso inapropriado aos dados pessoais e a prática de golpes.

Primeiramente, vale mencionar a atuação dos cookies na internet, que são meios de armazenamento de dados sobre os visitantes de um site. De acordo com o fundador da Microsoft, Bill Gates, em alguns anos só irá existir dois tipos de empresas, as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. Dessa forma, observa-se que o intuito dos cookies é influenciar o comportamento do consumidor, utilizando as informações para venda e marketing de produtos conforme as preferências de quem acesse o site. Logo, é inegável a existência do ultraje aos dados pessoais de quem navega virtualmente e se quer imagina que suas informações estão sendo adquiridas e armazenadas.

Além disso, há de se considerar a recente Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, a fim de proteger os direitos fundamentais do cidadão. Constata-se que a nova lei não atua somente na esfera virtual, mas também nos estabelecimentos que coletam os dados pessoais dos clientes – como telefone, e-mail, número de documento pessoal, endereço – sem o consentimento ou para fins diferentes dos acordados. Ademais, ocorre que essa arrecadação de informações desnecessárias é para a venda dos dados a outras empresas. Enfim, está claro que o ramo de empreendimento precisa demonstrar comprometimento e profissionalismo ao tratar dos dados pessoais de seus clientes para não compactuar com a aplicação de golpes, porque a venda de dados também colabora com isso.

Portanto, é nítida a manipulação do comportamento e desenvolvimento da pessoa por conta dos avanços tecnológicos. Por isso, é necessária a atuação do governo, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para conscientizar a população dos riscos da internet – como o vírus, acesso remoto e vigilância não autorizada por aparelhos, aplicação de golpes, venda de dados –, por meio de palestras, propagandas na TV aberta e divulgação em redes sociais, a fim de esclarecer para a sociedade a importância do sigilo de seus dados pessoais. Por sua vez, cabe ao Ministério da Educação investir em laboratórios de informática e inserir essa disciplina como obrigatória em todas as escolas públicas e particulares de ensino básico, por meio da inclusão de artigo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que determina a grade curricular dos ensinos básicos, a fim de proporcionar um conhecimento digital aos estudantes sobre a funcionalidade e perigos da internet.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44867
A série “Black Mirror”, da “Netflix”, apresenta as consequências mais obscuras do uso da internet, a cada(1) episódio é demonstrada uma realidade perigosa da modernidade tecnológica que a sociedade ainda desconhece. De fato, a tecnologia teve avanços extraordinários e isso incluiu a evolução e praticidade que a internet oferece para as pessoas. Com isso, o público está cada vez mais conectado as tecnologias, mas não as suas artimanhas. E(2) por isso, é preciso considerar que o crescimento do mundo virtual aperfeiçoa ainda mais as limitações e restrições dos direitos de liberdade e privacidade, contribuindo com o acesso inapropriado aos dados pessoais e a prática de golpes.

Primeiramente, vale mencionar a atuação dos cookies(3) na internet, que são meios de armazenamento de dados sobre os visitantes de um site. De acordo com o fundador da Microsoft, Bill Gates, em alguns anos só irá existir dois tipos de empresas, as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. Dessa forma, observa-se que o intuito dos cookies é influenciar o comportamento do consumidor, utilizando as informações para venda e marketing de produtos conforme as preferências de quem acesse o site. Logo, é inegável a existência do ultraje aos dados pessoais de quem navega virtualmente e se quer(5) imaginam que suas informações estão sendo adquiridas e armazenadas.

Além disso, há de se considerar a recente(6) Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, a fim de proteger os direitos fundamentais do cidadão. Constata-se que a nova lei não atua somente na esfera virtual, mas também nos estabelecimentos que coletam os dados pessoais dos clientes – como telefone, e-mail, número de documento pessoal, endereço – sem o consentimento ou para fins diferentes dos acordados. Ademais, ocorre que essa arrecadação de informações desnecessárias é para a venda dos dados a outras empresas. Enfim, está claro que o ramo de empreendimento precisa demonstrar comprometimento e profissionalismo ao tratar dos dados pessoais de seus clientes para não compactuar com a aplicação de golpes(7), porque a venda de dados também colabora com isso.

Portanto, é nítida a manipulação do comportamento e desenvolvimento da pessoa por conta dos avanços tecnológicos. Por isso, é necessária a atuação do governo, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(8), para conscientizar a população dos riscos da internet – como o vírus, acesso remoto e vigilância não autorizada por aparelhos, aplicação de golpes, venda de dados –, por meio de palestras, propagandas na TV aberta e divulgação em redes sociais, a fim de esclarecer para a sociedade a importância do sigilo de seus dados pessoais. Por sua vez, cabe ao Ministério da Educação investir em laboratórios de informática e inserir essa disciplina como obrigatória em todas as escolas públicas e particulares de ensino básico, por meio da inclusão de artigo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que determina a grade curricular dos ensinos básicos, a fim de proporcionar um conhecimento digital aos estudantes sobre a funcionalidade e perigos da internet.

Observações:
(1)-Truncamento de período. O ideal seria um ponto, porém se colocasse resultaria em justaposição, o que é considerado erro também. Acho que algum pronome relativo já resolveria.
(2)-O "e" nesse caso é uma conjunção aditiva e elas não podem começar um período. As alternativas são tirar o ponto, substituir por uma vírgula ou tirar a letra "e" simplesmente. Esse é outro caso de truncamento de período.
(3)-Agora fiquei em dúvida se era para estar entre aspas essa palavra, porque ela é em inglês. Acho que deve ser a mesma lógica das palavras skate e internet que foram incluídas na nossa fala, não sei direito.
(4)-Eu não consegui entender a relação do seu repertório com o que você desenvolveu como argumento. Talvez isso ocorra por não ter entendido o que Bill Gates falou, então desconsidere. :lol:
(5)-O "se quer" tem uma relação semelhante ao "se quiser". O ideal seria utilizar o "sequer" que é equivalente a "ao menos".
(6)-Evite esses termos, como "muito", "pouco", pois são bastante relativo. Se quiser situar algo no tempo, é preciso oferecer algum intervalo ou a data em específico ou não situar.
(7)-Você trouxe um novo problema no final do desenvolvimento. Perceba que você não explica como esses golpes são efetivados e isso, pessoalmente, dá uma sensação de "quero mais". É como uma série terminar com o caso em aberto, somente para instigar o público a assistir os próximos episódios.
(8)-Você poderia ter "abreviado". Ficaria mais amigável pelo menos.
(9)-Conclusão completa. Recomendo que faça a segunda conclusão bastante superficial, pois além de deixar a conclusão grande, é necessário somente uma intervenção com todos os elementos.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44869
@jherodrigues, gostei bastante da sua redação. Lembrando que eu não sou corretor e posso ter me equivocado. O importante para mim é que as minhas correções sejam produtivas ao menos por um tópico que destaco e vi que você citou os cookies que eu tinha falado. Fico feliz por isso. :mrgreen: . Até mais.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por FujiEmily
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44874
Olá , então ... gostei muito da tua redação , achei teus argumentos muito bem encaixados e você utilizou de vozes fortes no assunto . Ademais , só vim esclarecer que dei 180 para a primeira competência , pois ao meu ver não haviam erros ortográficos , contudo , não sou corretora mesmo então algo pode ter passado despercebido ;) .
É isso , parabéns pela redação força na jornada colega .
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44875
@Geralcinoj, arrasou! Muuito obrigada. Vou anotar todas as dicas :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44876
@FujiEmily, obrigadaa! Força para nós :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
82 Exibições
por maria200511
0 Respostas 
81 Exibições
por mafewmelo
4 Respostas 
496 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
66 Exibições
por Vanex77
6 Respostas 
236 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
80 Exibições
por jesziara
1 Respostas 
134 Exibições
por Nilce17
0 Respostas 
66 Exibições
por Isah05
3 Respostas 
207 Exibições
por Evely190301
6 Respostas 
303 Exibições
por Takina
Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Fome

No ART 3° da Constituição Federa[…]

almeidaj clara222 Rayaneeeeee Flicker2307 […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM