Em primeira análise, destaca-se que a influência midiática no que tange o uso da lingua apresenta intima relação com a persistência do preconceito linguístico no Brasil. Segundo os pensadores da Escola de Frankfurt os meios de comunicação de massa, como tv,rádio, jornais e internet são mecanismos de coesão e alienação para a sociedade, tornando-as vítimas de tais indústrias. Sob esse prisma constata-se que os discursos preconceituosose e ridicularizadores introduzidos nas mídias ,contra pessoa com baixo gráu de escolaridade, ou de regiões diferentes do eixo sul-sudeste,moldam o comportamento do cidadão á acreditar que existe apenas uma forma da língua portuguesa. Desse modo, com tais mecanismos de alienação, a língua torna-se homogênea para a população, o qual contribui com a exclusão dos falantes de outras variantes .
Ademais, é fulcral pontuar que o estado deficitário da educação brasileira também contribui para a dificuldade em combater o preconceito linguístico no Brasil. Acerca disso, segundo a teórica Vera Maria candau o sistema educacional atual está preso nos moldes do século xix e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Sob esse viés com aulas voltadas para a memorização teórica, o sistema educacional vigente pouco estimula estimula o contato do estudante com outras variantes linguísticas desde os anos iniciais. Fruto de uma educação tecnicista e pouco voltadas para a formação cidadã do aluno. Assim a escola contribui para o afastamento do aluno com outros aspectos linguísticos, fazendo com que no futuro ele possa discriminar grupos com outros dialetos e variantes.
Portanto,o Ministério da educação em parceria com o Instituto brasileiro de patrimônio histórico e artístico Nacional (Iphan) deve abordar as diferentes variantes tanto sociais, quanto regionais da história brasileira, por meio de aulas teóricas e práticas, focando no diálogo dos alunos com outros grupos, para que os estudantes e futuros cidadãos ,tenham respeito com as outras variantes, e consequêntemente consigam diminuir o preconceito linguístico no Brasil, assim como rege a constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.