Avatar do usuário
Por Taissa19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44604
De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Porém, vivemos em um mundo de desigualdades e a realidade é diferente.
No Brasil, cerca de 33 milhões de crianças vivem na miséria ou com privação de direitos. O abandono de crianças e adolescentes vem crescendo cada vez mais e sujeitos a diversos riscos, como o trabalho infantil, fome, estupro, agressão, assassinato e vício em drogas, visto que 80% dos casos de abandono acontecem por conta de pais viciados em drogas.
Antes de tudo, é preciso destacar que a falta de investimentos e de políticas públicas é uma causa encoberta no problema. Segundo Nelson Mandela, “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”. Estima-se que no país 13,8% de crianças e adolescentes não possuem requisitos fundamentais para a sobrevivência, como saúde, alimentação, educação e autocuidado.
Portanto, uma intervenção governamental é necessária para conter os índices de pobreza no país, como investir em uma melhor qualidade de vida, reformular programas para a população pobre e ações específicas para a inclusão produtiva. Também é de extrema importância a organização de campanhas para evitar o abandono infantil ou de programas que promovem a acolhida de crianças e jovens abandonados em abrigos e cadastrá-los em um sistema nacional de adoção para uma vida melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Taissa19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44612
@Ashiley pode corrigir por favor? Estou esperando a um mês por uma correção
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44633
@Taissa19, claroo :D

De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Porém, vivemos [não pode usar 1ª pessoa] em um mundo de desigualdades e a realidade é diferente.
* Introdução pequena e vaga
* Não contextualizou muito bem e não apresentou sua tese (argumentos)


[faltou conectivo de desenvolvimento] [faltou fazer uma recepção do argumento que iria desenvolver aqui] No Brasil, cerca de 33 milhões de crianças vivem na miséria ou com privação de direitos. [faltou conectivo] O abandono de crianças e adolescentes vem crescendo cada vez mais e sujeitos a diversos riscos, como o trabalho infantil, fome, estupro, agressão, assassinato e vício em drogas, visto que 80% dos casos de abandono acontecem por conta de pais viciados em drogas.
* Faltou argumentar mais e arrematar sua tese

[faltou conectivo de desenvolvimento] Antes de tudo < esse seria de 1º §], é preciso destacar que a falta de investimentos e de políticas públicas é uma causa encoberta no problema. Segundo Nelson Mandela, “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”. Estima-se que no país 13,8% de crianças e adolescentes não possuem requisitos fundamentais para a sobrevivência, como saúde, alimentação, educação e autocuidado.
* Trouxe citação e dados, mas não argumentou

Portanto, uma intervenção governamental é necessária para conter os índices de pobreza no país, como investir em uma melhor qualidade de vida, reformular programas para a população pobre e ações específicas para a inclusão produtiva. Também é de extrema importância a organização de campanhas para evitar o abandono infantil ou de programas que promovem a acolhida de crianças e jovens abandonados em abrigos e cadastrá-los em um sistema nacional de adoção para uma vida melhor.
* Faltou citar o agente da intervenção, quem é o responsável de fazer essas ações? Como irão ser feitas, a execução delas? Qual a finalidade dessas ações?
* Sugiro estudar a estrutura da conclusão, os quesitos de intervenção: agente, ação, detalhamento, meio e finalidade


Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por Taissa19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44637
Muito obrigada anjo, ajudou sim, errando e aprendendo haha
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44659
Logo mais te trago comentários! :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
99 Exibições
por Wagner1229
0 Respostas 
452 Exibições
por bagriell
0 Respostas 
57 Exibições
por Gomes8
0 Respostas 
52 Exibições
por doura
0 Respostas 
171 Exibições
por giovannafc
0 Respostas 
68 Exibições
por larabbbartz
0 Respostas 
36 Exibições
por joaoxx
1 Respostas 
54 Exibições
por joaoxx
1 Respostas 
83 Exibições
por joaohhhhhh
0 Respostas 
41 Exibições
por Lucirlene

daicomana , era pra eu ter te mencionado. Foi err[…]

Tem-se visto que está tendo um aumento muit[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM