Primeiramente, devemos citar as propagandas que, passam uma imagem totalmente saudável e sofisticada para os seus consumidores, os influenciado à fazerem o consumo do produto. No entanto, é um fato que o tabaco causa diversos problemas negativos à saúde do usuário, tais como, pulmonares e cardíacas, além do risco de óbito, como é apresentado pela Organização Mundial da Saúde, onde é constatado que, “o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano”.
Ademais, o tabagismo na adolescência está cada vez mais constante, jovens, com idade precoce, buscam novas formas de prazeres e de sensações, as encontrando nos derivados da nicotina. De acordo com a OMS, “no Brasil, 10% da população é fumante e estima-se que 100 mil sejam adolescentes”. Diante disso, é evidente que o fumo tão cedo ocasionará problemas críticos a saúde futuramente.
Diante dos fatos, medidas são pressurosamente necessárias para resolver essa questão. Cabe ao Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação, investirem em propagandas conscientizadoras sobre tal assunto, além de pautas e palestras em instituições de educação que enfatizem os danos negativos do uso de drogas lícitas. Somente assim, o uso normalizado do tabaco será minimizado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.