Em primazia, entende-se que a desvalorização quanto aos cursos de humanidades do ensino superior pelo público estudantil se mostra um dos causadores do problema. A partir do pressuposto, com a descoberta do genoma do coronavírus por uma pesquisadora e cientista da universidade de São Paulo, fez-se a repercussão nas redes sociais sobre a importância de cursos como os de ciências e principalmente de humanas, nos quais são constantemente menosprezado em comparação com os cursos de exatas. Logo, compreende-se que nas instituições de ensino federal as matérias e os cursos que trazem como base uma reflexão sobre a sociedade e sobre o indivíduo, são sempre desvalorizados e tratados como os piores ramos das instituições, nos quais muitos dos alunos que os cursam são taxados preconceituosamente e de forma discriminatória. Com isso, é válido a reflexão da importância desses ramos para a manutenção da sociedade e principalmente das relações sociais. Portanto, a partir dos fatores mencionados, depreende-se o quanto a adversidade dentro do âmbito educativo superior colocar em risco a situação deste no Brasil.
Ademais, faz-se mister salientar o quanto observa-se uma ineficiência estatal quanto ao ensino superior. Para isso, em 2019, fez-se a ocorrência de diversos protestos e passeatas por estudantes de ensino superior e técnico integrado ao ensino médio quanto aos cortes feito na educação pelo então atual presidente Jair Bolsonaro. Por meio disso, compreende-se o quanto o sistema educacional precisa de auxílio governamental, não só o superior, mas inclusive as escolas públicas, nas quais em maioria se encontram em péssimas condições e desatendendo diversos alunos e alunas quanto ao preparo para o ingresso superior por meio do Enem. Logo, faz-se compreensão sobre o quanto escolas e faculdades necessitam do apoio governamental para a estruturação do país e o quanto sua ineficiência afeta o desenvolvimento.
Dessa forma, é necessário soluções para os problemas vigentes. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio do Governo Federal e das Secretarias de Educação, criar um projeto político no qual forneça recursos e reestruture as escolas públicas, assim como as faculdades federais para o oferecimento de uma educação de qualidade, no mais a ampla possibilidade de jovens ingressarem no ensino superior e se manterem nos devidos cursos disponíveis. Ademais, esse projeto irá reformular a educação brasileira trazendo a adesão de dispositivos tecnológicos, ampliando a capacidade intelectual dos estudantes e fornecendo mais chances no mercado de trabalho. Isso tudo a fim de mudar o real cenário educacional do Brasil e libertar os jovens poetas através do ensino assim como no filme.
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.