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Por Taissa19
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#44500
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8 milhões de adolescentes, ou seja, 18,5% dos jovens entre 12 e 17 anos já provou cigarro ao menos uma vez. Não obstante, o combate ao tabagismo leva tempo para ser efetuado. Dessa forma, em razão do consumo nocivo e do vício ao tabagismo, emerge um problema grave, que precisa ser combatido.
Antes de tudo, é preciso destacar que a falta de conscientização é uma causa encoberta no problema. Segundo Lair Ribeiro, "aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença". Somente no Brasil, são 200 mil mortes anuais causadas pelo uso do tabaco.
Em segundo plano, as doenças mais comuns relacionadas ao uso do cigarro são: câncer (principalmente de pulmão, boca e faringe), problemas cardiovasculares (infarto), hipertensão, aneurismas cerebrais e entre outros. De acordo com Kant, "o ser humano é resultado da educação que teve", sob essa lógica, há um problema social, pois a maioria dos fumantes inicia o consumo de forma recreativa, sob influência de alguém, principalmente na adolescência.
Portanto, uma intervenção na educação e na informação pública é necessária. Para isso é preciso de ações preventivas para o controle do tabaco como no ambiente escolar, a fim de formar cidadãos críticos com capacidade de formar escolhas conscientes. Também é de extrema importância instituir leis que proíbam o uso de tabaco em locais públicos e fechados. A partir de ações como essas, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por jheromagnoli
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#44634
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8 milhões de adolescentes, ou seja, 18,5% dos jovens entre 12 e 17 anos já provou cigarro ao menos uma vez. Não obstante, o combate ao tabagismo leva tempo para ser efetuado. Dessa forma, em razão do consumo nocivo e do vício ao tabagismo, emerge um problema grave, que precisa ser combatido.
* Introdução rápida, deveria ter problematizado mais e apresentado sua tese

Antes de tudo, é preciso destacar que a falta de conscientização é uma causa encoberta no problema. Segundo o escritor Lair Ribeiro, "aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença". [faltou conectivo] Somente no Brasil, são 200 mil mortes anuais causadas pelo uso do tabaco.
* Não argumentou, só apresentou dados e citação, a redação do enem é argumentativa, aqui mora seu poder de convencimento

Em segundo plano, as doenças mais comuns relacionadas ao uso do cigarro são: câncer (principalmente de pulmão, boca e faringe), problemas cardiovasculares (infarto), hipertensão, aneurismas cerebrais e entre outros [evite esse termo]. De acordo com o filósofo Kant, "o ser humano é resultado da educação que teve", [deveria ter iniciado um novo período aqui > sob essa lógica, há um problema social, pois a maioria dos fumantes inicia o consumo de forma recreativa, sob influência de alguém, principalmente na adolescência. [faltou arrematar sua tese aqui]
* Coloque a "profissão" de quem você está citando
* Tem que melhorar argumentação


Portanto, uma intervenção na educação e na informação pública é necessária. Para isso, [vírgula] é preciso de ações preventivas para o controle do tabaco como no ambiente escolar, a fim de formar cidadãos críticos com capacidade de formar escolhas conscientes. Também é de extrema importância instituir leis que proíbam o uso de tabaco em locais públicos e fechados [já existe lei antifumo]. A partir de ações como essas, poderá se consolidar um Brasil melhor.
* Faltou meio/modo e detalhamento da primeira ação

Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Taissa19
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#44655
Obrigada pela atenção, bjos
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