Em primeiro plano, vale salientar a desigualdade no acesso ao saneamento básico no território brasileiro. No filme "Parasita" a família Kim vive em condições precárias devido à sua situação financeira. Por outro lado, a família Park - de classe alta - não sofre com esses problemas. Essa situação é análoga a do Brasil, pois as elites têm uma facilidade em acessar melhores condições de saneamento básico. Porém, não é razoável que o saneamento seja um privilégio, e sim um direito garantido a toda população brasileira independentemente de classe social.
Além disso, é imprescindível ressaltar que a falta de infraestrutura no saneamento básico pode causar danos ao meio ambiente. O descarte de esgoto em locais inadequados leva à contaminação de mananciais e ecossistemas, o que pode ocasionar a eutrofização de rios e lagos, levando a morte de plantas e animais. Sendo assim, é inadmissível a omissão do Estado quanto ao caso, visto que, o equilíbrio
ambiental é colocado em risco diante dessa imprudência.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar a problemática. O Ministério da Saúde deve investir na construção de tratamento de esgoto, por meio de instalações nas áreas mais necessitadas como as periferias, a fim de conter os malefícios que podem surgir. Assim, a higiene básica passará a ser um direito que integra todas as camadas sociais, tornando o saneamento básico um processo democratizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.