Primordialmente, se torna cada vez mais normal pessoas sendo canceladas por algo que ocorreu há anos bem como por maus entendidos. Fato este, que ocorreu com o 'tiktoker' Benki Krol que tentou se suicidar após acusações de mandar fotos explícitas para menores de idade, mais tarde sendo esclarecido e o apontando como inocente. Em vista disso, podemos observar mais profundamente os efeitos de uma falsa acusação na vida de uma pessoa, podendo causar sérios e até permanentes danos, especialmente a saúde mental resultando por exemplo na depressão.
Por outro lado, hoje as pessoas não podem mais falar coisas absurdas pois vão ter que se haver com aquilo que dizem. Assim sendo, temos o 'youtuber' Júlio Cocielo que foi cancelado por comentários racistas no seu twitter e como resultado virou réu em processo e perdeu diversos patrocínios. É positivo notar que as pessoas estão identificando mais facilmente e combatendo atitudes preconceituosas em geral.
Portanto, é mister que se tomem providências para melhorar a prática do cancelamento nas redes sociais. Para que os indivíduos realmente mal intencionadas sejam devidamente responsabilizados por seus atos, urge-se que as pessoas tenham mais cuidado e possuam informações suficientes e comprovadas quando praticarem tal ato, é necessária também a conscientização dos pontos fracos e fortes do cancelamento, por meio de campanhas feitas pelas redes sociais como o Instagram e o Facebook. Espera-se com essa atitude mais responsabilidade dos praticantes dessa lógica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.