Em primeiro lugar, uma das consequências dada pelo descontrole da cultura no cancelamento é o linchamento virtual e imediato, providenciado por fatos que não possuem confirmação de sua veracidade. Um exemplo desse fato foi o caso que chocou a população em 2015, quando a cidadã Fabiane Maria de Jesus foi brutalmente assassinada após publicações em uma rede social que a acusavam de crimes contra crianças e prática de magia negra. Ou seja, numa sociedade movida pela rapidez e muitas vezes pelo ódio, a veracidade das informações acaba sendo deixada de lado, fato cada vez mais recorrente devido ao sensacionalismo exacerbado utilizado pela mídia. Além disso, a retratação pelos erros cometidos que são julgados na cultura do cancelamento parece um esforço sem resultados, suscitando a imagem de uma moral inatingível, onde não se é permitido cometer erros.
Apesar da exposição de ações imorais ser algo necessário para o bom funcionamento de uma sociedade, muitas vezes ela não é feita de forma saudável e acaba divergindo de seu objetivo. Segundo o conceito imperativo categórico, do filósofo Immanuel Kant, a ética deve ser maior que a moral: através da razão e do julgamento crítico, o indivíduo e sobretudo a comunidade deve refletir acerca desses dilemas com senso de justiça, porém ponderando sobre o fato de maneira imparcial. Ou seja, deve-se sim analisar, como indivíduo social, a postura de seu semelhante, mas jamais execrar sua imagem e impedi-lo de se redimir pelas suas falhas. Agindo dessa forma, as relações sociais apenas se tornarão mais radicais e intransigentes, transpondo barreiras cada vez maiores ao diálogo e a democracia.
Em suma, é notório que as consequências da cultura no cancelamento no Brasil muitas vezes são adversas. Por isso, é necessário que o próprio cidadão tenha consciência de suas ações e utilize-se de sua capacidade de julgamento, buscando a veracidade dos fatos que lhe são apresentados, através da reflexão clara e coesa sobre os eventos. Assim, ele fará bom uso de sua liberdade de expressão e posto de indivíduo social, entendendo que seres humanos são passíveis de erro, porém o equívoco e a idealização de uma conduta moral utópica não são a melhor maneira de promover uma sociedade melhor. Por fim, diferente da caça às bruxas - uma perseguição cruel à pessoas inocentes, a modernidade conseguirá permitir que a ética prevaleça e a perseguição se dê, então, às pessoas certas, da maneira correta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.